Humilhação? Vídeo de Meghan tem pouca adesão e números chocam
Ao longo do vídeo de aniversário, Meghan Markle pediu que os seguidores compartilhassem a postagem da campanha 40×40 nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Como os leitores da coluna Claudia Meireles bem sabem, Meghan Markle lançou uma iniciativa no dia do aniversário de 40 anos, comemorado na quarta-feira (4/8). O projeto foi revelado em um vídeo protagonizado pela duquesa de Sussex e pela comediante Melissa McCarthy. Batizada de 40×40, a campanha busca incentivar que as pessoas doem 40 minutos do próprio tempo para orientar uma mulher e ajudá-la a reingressar no mercado de trabalho.
Ao longo da gravação, Meghan pediu que os seguidores compartilhassem a postagem no Twitter e nas ferramentas do Instagram, como Stories e feed. Com um poema elaborado para a iniciativa, uma arte foi deixada pronta para que o público apenas publicasse nos perfis das redes sociais. No site da Fundação Archewell, os fãs da ex-atriz de Hollywood se depararam até com uma sugestão de legenda: “Para comemorar o 40º aniversário da duquesa de Sussex, estou dedicando 40 minutos de orientação ou serviço a uma causa pela qual me preocupo”.
O texto termina com: “Junte-se a mim para doar seu tempo. Juntos, podemos contribuir para uma onda global de compaixão e mudança positiva. #40×40 #CompassionInAction”. Entretanto, poucas pessoas cederam à súplica de Meghan Markle. Segundo uma análise feita pelo The Sun On-line, o número de postagens feitas nas primeiras 24 horas após o lançamento do vídeo impressiona. O tabloide britânico encontrou apenas 217 compartilhamentos públicos do poema com a hashtag 40×40.
Vale destacar, porém, que a apuração do The Sun não leva em consideração publicações no Twitter, compartilhamentos em contas privadas, nem Stories que poderiam ter desaparecido. Na avaliação do jornal, a baixa adesão deve ter surpreendido Meghan, pois ela esperava que a iniciativa ganhasse força logo nos primeiros dias. Na gravação de dois minutos, a duquesa de Sussex convocou 40 atletas, artistas e líderes mundiais, como a cantora Adele e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
“Para mulheres que dão tudo. Nós damos nosso tempo. Você está dentro? #40×40”, escreveram na arte da campanha.
Desde o lançamento do vídeo, personalidades se mostraram disponíveis e abraçaram a sugestão da iniciativa social. “Dezenas de milhões de mulheres em todo o mundo perderam o emprego devido à Covid-19”, disse a duquesa de Sussex. Ela completou: “Entre os presentes mais valiosos, também está o tempo gasto no serviço aos outros, sabendo que é possível contribuir para mudanças incríveis. Se fizermos isso e vermos todos se comprometendo com algum tipo de serviço, podemos ter algum tipo de efeito cascata”.
Além de Adele, a estilista Stella McCartney, a poetisa Amanda Gorman e a mulher do primeiro-ministro canadense, Sophie Gregoire Trudeau, inscreveram-se para fazer parte do programa de mentoria desenvolvido pela duquesa de Sussex. A iniciativa ganhou adesão até do outro lado do continente americano. Prima do marido de Meghan, a princesa Eugenie parabenizou a idealizadora do 40×40 e afirmou que tem dedicado o próprio tempo para ajudar as mulheres.
Ex-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton também aderiu à campanha. Em vez de utilizar a arte com o poema da iniciativa social, a ex-primeira-dama publicou uma foto de Meghan Markle no feed do Instagram. Ela utilizou a legenda sugerida no site da Fundação Archewell. Os milhões de seguidores da política a saudaram por contribuir e apoiar o programa de mentoria. A postagem de Hillary soma mais de dois mil comentários, mais de 137 mil curtidas, e o dobro de seguidores do perfil da instituição social dos duques de Sussex.
Ver essa foto no Instagram
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.