Hospital Sírio-Libanês celebra Dia do Médico com noite de gala
O evento no Hípica Hall ocorreu após conferência de oncologia do hospital. Médicos da sede paulista marcaram presença na noite festiva
atualizado
Compartilhar notícia
No último sábado (19/10/2019), a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês comemorou o Dia do Médico com uma grande festa no Hípica Hall. O CEO do grupo, Paulo Chapchap; a presidente da Sociedade de Senhoras, Marta Khedi Schahin; o diretor-geral do hospital em Brasília, Gustavo Fernandes; e o diretor-clínico, Rodrigo Medeiros, receberam a todos com grande alegria e entusiasmo.
Foi a primeira vez que o Sírio-Libanês comemorou a ocasião em Brasília, um dia depois da data oficial. Muitos profissionais presentes no evento vieram participar de um seminário de oncologia organizado pelo Sírio Libanês no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na sexta-feira (18/10/2019). Por isso, os festejos ficaram para o dia seguinte.
Entre os 300 convidados, gestores de saúde da região, médicos e todo o corpo clínico e assistencial da unidade brasiliense da rede. Em seu discurso, Marta Schahin ressaltou que fez questão de comemorar com o staff de Brasília.
“Há pouco mais de seis meses, abrimos as portas do nosso primeiro hospital fora de São Paulo. Portanto, todos fazem parte da família Sírio-Libanês”, disse. Ela parabenizou a equipe e continuou: “Muito obrigada pela confiança que depositam em nós e por nos ajudarem a construir e a consolidar a nossa história na capital federal. Foi uma cidade que nos acolheu muito bem.”
A noite teve, como atrativo inicial, a apresentação de uma banda de jazz. Depois, subiu aos palcos o grupo curitibano Big Time Orquestra, que conseguiu unir todos na pista de dança.
“Estamos felizes e encontramos as pessoas certas em Brasília. Diziam, antigamente, que capital federal não tinha boa medicina, mas isso não é verdade. Garimpamos excelentes profissionais e, por isso, estamos crescendo cada vez mais”, orgulhou-se Paulo Chapchap.
A história
Apesar da inauguração oficial do primeiro hospital Sírio-Libanês ter ocorrido em agosto de 1965, os primeiros trabalhos filantrópicos da Sociedade Beneficente de Senhoras datam de 1921, quando mulheres da comunidade sírio-libanesa se uniram para retribuir à cidade de São Paulo pela hospitalidade recebida.
Uma década depois do início dos trabalhos, em 1931, surgiu a oportunidade da construção do Bloco A, primeiro prédio do hospital, no bairro da Bela Vista.
A trajetória da instituição contou com alguns obstáculos, como a tomada e ocupação do espaço pelo Estado durante a Segunda Guerra Mundial.
No lugar dos consultórios, foi instalada a escola militar preparatória de cadetes, que funcionou até 1959. Desde então, as senhoras se empenham para levar atendimento para crianças e pessoas que necessitam de atendimento médico. Aos poucos, o complexo hospitalar se tornou referência em todo o país.
Há quase 40 anos, foi criado o Serviço de Voluntários do Sírio-Libanês, focado no trabalho de humanização do atendimento de pacientes, acompanhantes e familiares. A incansável Sociedade Beneficente de Senhoras acompanha de perto todas as ações.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.