Hill House inaugura novo espaço que reúne arte, design e arquitetura
A multimarcas de mobiliário brasileiro lançou na noite dessa quinta-feira (9/5) um espaço totalmente dedicado à marca Decameron
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite dessa quinta-feira (9/5), a multimarcas de mobiliário brasileiro Hill House recebeu arquitetos, designers de interiores, artistas e convidados para apresentar um espaço que reúne arte, design e arquitetura em um só lugar.
Pensando na tríade que representa a capital federal, o proprietário da loja, Carlos Alberto Oliveira, cedeu cerca de 640 metros quadrados para a marca Decameron, criada pelo designer Marcus Ferreira.
“Sempre tivemos a preocupação de criar experiências para as pessoas. Pensando na história de Brasília, é importante que retomemos a nossa identidade cultural, que é totalmente alinhada com a arte, o design e a arquitetura”, explica Carlos Alberto. “Levando em consideração esses três pilares, convidei o Marcus para criar um espaço em que a expressão de arte caminhasse com o design brasileiro”, acrescenta.
Parceiros há mais de 18 anos, Carlos Alberto Oliveira e Marcus Ferreira destacam que o resultado desse projeto reflete a sinergia entre eles, partindo de um ponto de referência comum para criar um ambiente que transcende a mera funcionalidade dos mobiliários, valorizando também os aspectos culturais e emocionais.
“O ponto de partida tem um pouco de referência oriental, mas também inclui estudos históricos, literários e, acima de tudo, o sentimento de pertencimento e o propósito de aproximar as pessoas”, enfatiza Marcus em entrevista à coluna Claudia Meireles.
Para dar visão da ideia da tríade brasiliense, a inauguração do novo espaço também contou com o lançamento da mostra de artes visuais do Coletivo Lote 1, idealizado por Valéria Pena-Costa e outros 11 artistas. A exposição ficará aberta ao público na multimarcas por cinco meses.
“O grupo de artistas partiu do elemento água para no decorrer do processo de pesquisa constatar que os elementos terra, fogo e ar deveriam ser considerados na execução dos objetos apresentados. Como nos encontramos apenas na hora de montar o cenário, foi incrível notar que todos os elementos se encaixavam perfeitamente com a ideia do Marcus, do Carlos e com o conceito de vitrine do Mário”, detalha Valéria.
Além das obras do Coletivo Lote 1, a Hill House convocou o artista Mário Jardim para desenvolver uma vitrine especialmente para o novo momento da loja. O artista realizou um painel cerâmico com relevos de romãs e trouxe a icônica Poltrona Chifruda, de Sergio Rodrigues, criada em 1962.
“É uma peça que alcançou um status de preciosidade e raridade. Ela nos remete à fortuna, à tradição e à restauração; traz um bom presságio para o momento de inauguração”, ressalta o artista à coluna.
Confira os cliques de Wey Alves:
Serviço
Vitrine Mário Jardim + Poltrona Chifruda de Sergio Rodrigues e mostra Coletivo Lote 1
Visitação de segunda a sábado, das 10h às 20h, no piso térreo do Casapark. Até 31/8. Entrada franca.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.