metropoles.com

HIIT e HIRT: veja o melhor e entenda as diferenças entre as práticas

Professor de educação física explica as diferenças entre o HIIT e o HIRT e lista os benefícios de cada um; confira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Reprodução
Felicidade - Metrópoles
1 de 1 Felicidade - Metrópoles - Foto: Getty Images/Reprodução

O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) é um dos métodos queridinhos daqueles que buscam perder peso. No entanto, o HIRT (treino resistido de alta intensidade) também tem conquistado aqueles que frequentam a academia.

De acordo com o professor e coordenador do curso de educação física do Centro Universitário UNICEPLAC, Arilson Fernandes Mendonça de Sousa, o HIIT consiste em estímulos com exercícios de alta intensidade – corrida, spinning, ciclismo e movimentos com o peso do próprio corpo – com intervalos de recuperação entre as séries.

Já o HIRT, segundo o expert, é um tipo de treinamento com exercícios de força (musculação) com alta intensidade e curtos períodos de recuperação entre as séries.

4 imagens
O HIRT combina treinos de força intenso com intervalos curtos de descanso
A musculação ajuda no ganho de massa muscular
Variação de estímulos ajuda a conquistar a definição do corpo

Qual é o melhor, HIIT ou HIRT?

Os dois métodos de exercício físico são eficazes. No entanto, na hora de escolher a melhor opção, é preciso analisar os objetivos desejados. “Para ganhos de força e hipertrofia, o HIRT. Para melhoria do condicionamento cardiovascular, o HIIT”, responde Arilson Fernandes Mendonça de Sousa.

O especialista destaca que o treino intervalado de alta intensidade trabalha na melhora da aptidão cardiorrespiratória e na redução da gordura corporal, oferecendo grande queima calórica em curto tempo.

“Vários estudos vêm demonstrando que o HIIT é uma alternativa bastante eficaz na melhoria da aptidão cardiovascular. Além disso, contribui na perda calórica e no emagrecimento”, destaca o professor de educação física.

mulher de blusa rosa correndo na esteira Exercícios vigorosos diminuem o apetite e facilitam jejum, diz estudo
A queima calórica do treino resistido de alta intensidade está mais associada ao longo prazo

A queima calórica do treino resistido de alta intensidade está mais associada ao longo prazo, mas a prática ajuda no aumento da taxa metabólica basal, na melhoria da força e também atua na composição corporal com o aumento da massa muscular.

“Estudos demonstram resultados positivos com a utilização do HIRT nos ganhos de força e hipertrofia [aumento da massa muscular]”, afirma o especialista.

Apesar de existirem alguns estudos que apontam benefícios do HIRT para a saúde cardiovascular, Arilson Fernandes Mendonça de Sousa diz que as evidências não são consideradas muito robustas, especialmente em comparação com o HIIT.

“Nesse sentido, o HIIT pode ser considerado uma alternativa bem mais interessante quando o objetivo é promover benefícios em parâmetros cardiovasculares”, recomenda o especialista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?