Heitor Gurgulino de Souza celebrou 90 anos entre amigos e família
Lilian Gurgulino organizou um lindo almoço na residência do casal. O evento foi prestigiado por políticos, intelectuais e empresários
atualizado
Compartilhar notícia
Personalidade importante no segmento da educação e tecnologia, o professor Heitor Gurgulino de Souza ganhou um almoço de aniversário nesse domingo (29/7), na residência da família, na Asa Sul. Organizada com carinho pela esposa dele, Lilian, a ocasião marcou os 90 anos de muitas realizações. Convidados de várias cidades do Brasil compareceram em peso para prestigiar o carismático casal, um dos mais queridos e requisitados da capital.
Primeiramente, Heitor e Lilian receberam todos para um coquetel em seu apartamento, com música ao vivo, piano e violoncelo. A agradável sonoridade ambiente conferiu um tom festivo desde a entrada, onde Lilian recepcionava com muita elegância e a simpatia de sempre. Ministros, empresários, intelectuais e pessoas da sociedade contavam animadamente histórias em comum com o grande Heitor.
O almoço foi servido na área da cobertura, então todos seguiram para o salão no topo do prédio do residencial Cap Ferrat. O local estava decorado com os diplomas e medalhas recebidos ao longo de uma vida laureada. Os pratos estavam deliciosos e o bacalhau em nata, inesquecível.
No final do almoço, a hora dos discursos. Ao microfone, o aniversariante agradeceu a presença de todos e à esposa pela organização do lindo evento. E contou um pouco de seu percurso.
“Fui convidado por um colega do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica] para formar uma faculdade nova em Rio Claro, São Paulo. Achei um desafio interessante e a coisa mais fantástica que aconteceu na minha vida foi lá. Conheci a Lilian”, contou o aniversariante.
O jornalista Gilberto Amaral perguntou ao aniversariante como Gurgulino mantém a forma, e ele revelou que tem quatro bicicletas, uma em cada casa pelo mundo – Brasília, Miami, Paris e Rio de Janeiro. Elas representam a vida ativa que ajuda a preservar o corpo e a mente em ótimos condicionamentos.
Aos 90 anos, Gurgulino é: presidente da Academia Mundial de Arte e Ciência; presidente do capítulo brasileiro do Clube de Roma; e um dos fundadores da Universidade da ONU em Tókio – onde o casal residiu por 10 anos.
Fundada em 1960 por um grupo de cientistas e intelectuais, a WAAS (World Academy of Art and Science) é hoje composta por mais de 600 membros, de diversas culturas, nacionalidades e disciplinas, escolhidos pela capacidade na arte, ciências sociais e naturais e nas humanidades. Os físicos Albert Einstein e Robert Oppenheimer foram alguns dos ilustres fundadores da academia.
Parabéns, Heitor!
Banda | Pianocello
Bufê | Dom Chico