Harvard revela se beber água antes de comer ajuda mesmo a perder peso
Muitas pessoas acreditam na teoria de que ingerir um copo cheio de água antes de cada refeição ajuda a emagrecer. Será que é verdade?
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas acreditam na teoria de que ingerir um copo cheio de água antes de cada refeição ajuda a emagrecer. A ideia é de que a bebida enche o estômago, deixando a pessoa saciada e fazendo com que ela coma menos na refeição seguinte. Mas afinal, o que mostram as evidências?
De acordo com a Harvard Health Publishing (HHP), de fato, o consumo de água antes das refeições deixa o indivíduo mais saciado e o faz comer menos naquele momento. “Seu estômago possui nervos que detectam o estiramento e enviam sinais ao cérebro de que é hora de parar de comer. Presumivelmente, beber antes de uma refeição pode enviar sinais semelhantes”, informa a publicação.
A afirmação tem como base alguns estudos pequenos e de curto prazo que apoiam essa premissa. Em um deles, os participantes mais velhos que beberam um copo cheio de água antes de se alimentarem tenderam a comer menos do que os que não fizeram isso.
Já outro estudo descobriu que os indivíduos que seguiram uma dieta hipocalórica e que beberam mais água antes das refeições tiveram menos apetite e mais perda de peso ao longo de 12 semanas do que aqueles que seguiram uma dieta semelhante sem água extra. No entanto, nenhuma das pesquisas avaliou esse impacto a longo prazo.
Água morna?
E quanto à ideia de que a água ingerida deva ser aquecida até a temperatura corporal para que o corpo gaste energia (termogênese) e compense as calorias das refeições?
Segundo Harvard, apesar de alguns estudos antigos terem fornecido algum suporte para essa explicação, outros, mais recentes, não encontraram evidências de que beber água queimasse muitas calorias, o que questiona a tese da termogênese para perda de peso induzida pelo líquido.
Fome de quê?
Outro “mito” muito propagado há anos é o de que, em alguns casos, quando uma pessoa sente fome, na verdade, ela está com sede. Se isso for verdade, beber água pode promover a perda de peso, pois ela não tem calorias e faz com que a pessoa não consuma calorias desnecessárias.
Entretanto, não foram encontrados estudos convincentes em humanos que apoiem a noção de que os indivíduos que têm sede interpretam mal a sensação de fome, ou que é por isso que ingerir a bebida pode ajudar no emagrecimento.
Quanto mais água, melhor
Por fim, vale ser frisado que, no que diz respeito a perda de peso, a água, certamente, é a melhor opção se comparada a outras bebidas com alto teor calórico, como refrigerantes açucarados, sucos de frutas ou álcool.
“Embora seja difícil elaborar um estudo para provar isso, evidências indiretas sugerem uma ligação entre a substituição de bebidas com alto teor calórico por água e a perda de peso”, informa a Harvard Health Publishing (HHP).
É importante lembrar também que a desidratação prejudica a capacidade do corpo de quebrar a gordura como combustível. Portanto, talvez beber mais água estimule a quebra de gordura e, eventualmente, a perda de peso. Mas, embora alguns estudos em animais apoiem essa ideia, não foi possível encontrar evidências convincentes em pesquisas com humanos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.