Harry toma decisão bombástica e é criticado por não abdicar ao título
Caçula do rei Charles III, o príncipe Harry tomou uma decisão que rendeu críticas nas redes sociais. Ele detém o título de duque de Sussex
atualizado
Compartilhar notícia
Conforme revelou o portal britânico Daily Mail, o príncipe Harry optou por cortar vínculos com o Reino Unido ao atualizar registros de que não mora mais no país. O caçula do rei Charles III se declarou como residente dos Estados Unidos. A decisão rendeu críticas nas redes sociais, já que ele não renuncia aos títulos reais, como o de duque de Sussex.
Não é a primeira vez nem será a última que os status de príncipe e de duque de Sussex utilizados por Harry viram motivo de reclamações por parte de súditos. Em uma publicação feita pelo perfil do jornal New York Post no Instagram, alguns seguidores destacaram que o marido de Meghan Markle, ao adotar os EUA como o país para viver, deveria abdicar aos títulos.
“Então, você não precisa dos títulos de duque e duquesa”, escreveu um seguidor do jornal estadunidense. Outro comentou: “Renuncie aos seus títulos e você será respeitado”. Um terceiro enviou: “Então pare de chamá-lo de príncipe. Ele não merece mais isso”. Mais uma leitora do New York Post frisou: “Então não use esse título real britânico na América”.
Uma outra seguidora ressaltou que Harry não dispensa os status da realeza por dependência midiática: “Agora, faça algo viril e renuncie a todos os títulos. Mas você não vai porque sem os títulos você sabe que não é nada. Para se manter relevante precisa desesperadamente da conexão com a família real”.
Os seguidores do jornal também reclamaram sobre Meghan usar o título de duquesa de Sussex. Ela e Harry renunciaram aos deveres reais em 2020. Após terem saído da realeza, o casal continua a utilizar o status em projetos pessoais, como o livro infantil lançado pela ex-atriz de Hollywood em 2021.
Entrevista
Em janeiro de 2023, o caçula do rei Charles concedeu entrevista para o apresentador Anderson Cooper, da emissora estadunidense CBS. O jornalista questionou a razão pela qual o príncipe e a esposa, Meghan Markle, não abdicam do status real, embora tivessem desistido dos cargos no alto escalão da monarquia.
Cooper levantou a interrogação: “Por que não renunciar aos seus títulos de duque e duquesa?”. Eis que Harry respondeu brevemente com outra pergunta: “E que diferença isso faria?”. No ano passado, o autor Robert Jobson publicou um livro que expôs uma movimentação do alto escalão da realeza para destituir os status reais de Harry e Meghan.
Adendo
Vale enfatizar que o príncipe Harry renunciou à residência britânica, e não à cidadania. Segundo o Daily Mail, o caçula do rei Charles reivindicou os Estados Unidos da América como novo lar em documentos oficiais. Ele mora no país desde 2020 com a esposa e os dois filhos, Archie e Lilibet Diana.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.