Harry responde por que ele e Meghan não desistem dos títulos reais
Autor do livro Spare, Harry concedeu entrevista para a emissora CBS. Na conversa, o príncipe explicou o motivo de não renunciar ao título
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acompanha as tretas relacionadas à realeza britânica, como esta coluna, certamente já se perguntou por que Harry e Meghan Markle não renunciam ao título de duques de Sussex, já que não integram mais o núcleo sênior da Coroa. Na noite desse domingo (8/1), o caçula do rei Charles concedeu entrevista para o apresentador Anderson Cooper, da emissora estadunidense CBS. O jornalista questionou o motivo para o príncipe e a esposa não abdicarem do status real.
Durante a entrevista, Cooper perguntou a Harry a razão para ele e Meghan continuarem com os títulos reais, embora tenham desistido dos cargos de alto escalão da monarquia. Os duques de Sussex anunciaram que deixariam os deveres em janeiro de 2020 e saíram oficialmente dois meses depois, em março. A decisão sem precedentes abalou as tradicionais estruturas da família real.
Anderson Cooper levantou a interrogação: “Por que não renunciar aos seus títulos de duque e duquesa?”. Eis que Harry respondeu brevemente com outra pergunta: “E que diferença isso faria?”.
O jornalista aproveitou para trazer ao debate o tópico do príncipe expor tanto a si mesmo quanto os parentes: “Uma das críticas que você recebeu é que tudo bem, você quer se mudar para a Califórnia, quer se afastar do papel institucional”.
“Por que ser tão público? Por que revelar conversas que você teve com seu pai [rei Charles] ou com seu irmão [príncipe William]? Você diz que tentou fazer isso em particular”, destacou o apresentador do programa televisivo 60 Minutes. O duque de Sussex explicou como foi o desenrolar das conversas. “Todas as vezes que tentei fazer isso em particular, houve briefings, vazamentos e plantação de histórias contra mim e minha esposa”, recordou.
O príncipe aproveitou para ressaltar a respeito da máxima seguida à risca pelos integrantes da dinastia Windsor: “Você sabe, o lema da minha família é ‘nunca reclame, nunca explique’. Mas é apenas um lema. E realmente não se sustenta”. Harry e Meghan receberam a denominação de duque e duquesa de Sussex, respectivamente, no dia em que selaram a união no altar, em 19 de maio de 2018. A falecida rainha Elizabeth foi quem concedeu o título ao casal.
Entrevistas
Nesse domingo (8/1), duas entrevistas de Harry foram ao ar. Na primeira, ele conversou com o jornalista Tom Bradby, do canal norte-americano ITV. Horas depois, o bate-papo do duque de Sussex com Anderson Cooper veio à tona. O príncipe tem participado de programas de TV para divulgar o livro de memórias, intitulado Spare. A obra chega oficialmente às prateleiras nesta terça-feira (10/1).
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.