metropoles.com

Harry recebe diagnóstico de distúrbio ao vivo: “Constrangedor”

Em live com especialista em trauma, o príncipe Harry desabafou sobre processo de luto e recebeu diagnóstico inesperado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christopher Furlong/Getty Images
Na foto, o príncipe Harry - Metrópoles
1 de 1 Na foto, o príncipe Harry - Metrópoles - Foto: Christopher Furlong/Getty Images

No sábado (4/3), o príncipe Harry participou de uma live privada — ou melhor, paga — com o médico húngaro-canadense Gabor Maté. Na “conversa íntima” com o especialista em trauma, o duque de Sussex desabafou sobre o seu processo de luto e cura pessoal após a morte da mãe, a princesa Diana. Ele também abordou outros momentos turbulentos da vida. Ao longo do bate-papo, o expert deu um parecer sobre a saúde do caçula do rei Charles III.

Em determinado momento da live, Gabor disse acreditar que Harry tem Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). O médico soma mais de duas décadas de experiência em tratar pessoas com problemas de saúde mental, englobando vícios e traumas. O especialista chegou ao diagnóstico após ler o livro de memórias Spare, escrito pelo príncipe. O profissional esclareceu que o duque de Sussex dispõe da condição como uma “resposta normal ao estresse”.

5 imagens
Diana e Harry
A princesa com Harry no colo, ao sair da maternidade
Princesa Diana era muito próxima dos filhos, William e Harry
Diana morreu em um acidente de carro em 1997
1 de 5

Princesa Diana deixou dois filhos, sendo um Harry. Quando a mãe morreu, ele tinha 12 anos

Julian Parker/UK Press via Getty Images
2 de 5

Diana e Harry

Tim Graham Photo Library via Getty Images
3 de 5

A princesa com Harry no colo, ao sair da maternidade

Terry Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images
4 de 5

Princesa Diana era muito próxima dos filhos, William e Harry

Tim Graham Photo Library via Getty Images
5 de 5

Diana morreu em um acidente de carro em 1997

Jayne Fincher/Getty Images

“Você fala sobre a dificuldade de prestar atenção e a dispersão de sua mente e assim por diante”, declarou Gabor para Harry. O distúrbio afeta a concentração das pessoas. Depois de receber o diagnóstico, o pai de Archie e Lilibet Diana frisou: “Obrigado pela sessão gratuita”. Atualmente, o príncipe revelou sofrer de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

No bate-papo, o duque de Sussex comentou sobre a sensação após procurar suporte profissional para tratar os problemas de saúde mental: “Foi como estourar uma bolha”. Ele confidenciou ser “assustador” recorrer a um terapeuta com a finalidade de ajudá-lo a “descompactar o Harry de 12 anos”, época em que teve de lidar com a morte da mãe, em 1997. Também confessou usar psicodélicos, a exemplo da ayahuasca, como terapia para os traumas enfrentados.

“Foi a limpeza do para-brisas, a remoção dos filtros da vida tanto quanto no Instagram, essas camadas. Removeu tudo para mim e me trouxe uma sensação de relaxamento, libertação, conforto, uma leveza que consegui manter por um período de tempo. Comecei a fazer isso de forma recreativa, e depois comecei a perceber o quanto me fazia bem”, revelou Harry ao médico Gabor Maté.

“Momento constrangedor”

O diagnóstico ao vivo do médico foi alvo de críticas nas redes sociais. “Ele não deveria diagnosticar Harry assim”, escreveu uma pessoa no Twitter. “Não sou monarquista, mas admiro muito que o príncipe Harry fale sobre sua terrível família tóxica e saúde mental. Foi errado Gabor Mate diagnosticá-lo com TDA tão publicamente, mesmo que ele o tenha”, opinou uma segunda internauta.

Outros usuários da plataforma descreveram o momento como “constrangedor”. “Achei tudo bastante preocupante. Depois de dar uma olhada nas opiniões do Dr. Maté sobre o TDA, o príncipe Harry não deveria confiar em seu diagnóstico. Maté diz que o TDA não é hereditário, apesar da enorme evidência em contrário. E que é CURÁVEL!”, rechaçou o repórter do Daily Mail Oliver Price

Funeral princesa Diana
Cortejo fúnebre da princesa Diana

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?