Harry fez exigência a Charles sobre títulos dos filhos, diz autora
Há uma grande confusão sobre os títulos reais de Archie, de 3 anos, e Lilibet Diana, de apenas 1. As crianças são netas do rei Charles III
atualizado
Compartilhar notícia
Desde a morte da rainha Elizabeth II, há uma grande confusão sobre os títulos reais de Archie, de 3 anos, e Lilibet Diana, de apenas 1. As crianças são herdeiras de Harry e Meghan Markle, além de netas do monarca reinante do Reino Unido, Charles III. Por essa razão, a dupla infantil deveria receber oficialmente a denominação de príncipe e princesa. Também ganhar o status HRH, ou seja, His ou Her Royal Highness (Sua Alteza Real, em tradução livre). Mas não foi bem assim que ocorreu.
Em entrevista ao portal britânico The Royal Beat, a especialista real Roya Nikka especulou que o rei Charles perguntou pessoalmente ao caçula como ele queria que Archie e Lilibet fossem chamados. Pelas hipóteses da comentarista, Harry fez uma exigência ao pai, que o escutou. Eles se encontraram nas solenidades do funeral da falecida monarca, no início de setembro. Para corroborar com a suposição, a especialista trouxe para a conversa as atualizações no site oficial da realeza.
“Os novos títulos de William e Kate foram atualizados instantaneamente [no site] e é meu entendimento que isso foi discutido entre pai e filho quando Harry estava aqui [no Reino Unido] e [Charles] disse: ‘O que você quer?'”.
De acordo com Nikka, o duque de Sussex pediu ao pai que Archie e Lilibet tenham o poder de escolher se continuarão ou não com as denominações quando forem adultos.
Para que Archie e Lilibet, listados com as denominações de mestre e senhorita na linha oficial de sucessão ao trono britânico, consigam escolher quando adultos, o rei precisa deixar os netos com os status atuais. “Eles têm os títulos agora, mas depende de Charles se ele permite que continuem, ou se emite cartas para removê-los. Isso ainda não foi resolvido”, sustenta Roya Nikka.
Uma fonte contou ao portal The Sun que Harry e Meghan estão insatisfeitos com a “aparente” ausência de títulos por parte dos filhos. Pelas regras estabelecidas pelo rei George V em 1917, Archie e Lilibet Diana, por serem herdeiros de um filho de um soberano, passam a ser chamados de príncipe ou princesa — e dispor da inicial HRH. Como não têm os status, as crianças perdem uma série de regalias.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.