Harry faz 40 anos. 3 vezes que o príncipe se passou por “coitado”
O príncipe Harry celebra 40 anos neste domingo (15/9). A coluna revisitou três vezes em que Harry deu uma de “coitadinho”. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Assim foi com rei Charles, príncipe William, Kate Middleton e Meghan Markle quando completaram mais uma primavera, e não seria diferente com o príncipe Harry. A coluna Claudia Meireles não deixaria de “parabenizar” o membro da família real e aniversariante deste domingo (15/9). O duque de Sussex celebra 40 anos com boas notícias.
O príncipe Harry receberá uma bolada deixada pela bisavó paterna, a saudosa rainha-mãe. Por completar quatro décadas de vida, o caçula do rei Charles terá acesso a uma herança de 7 milhões de libras, o equivalente a R$ 51 milhões, conforme noticiou a imprensa britânica.
Embora o príncipe esteja em clima de festa, a coluna, após felicitá-lo, vem com um balde de água fria: revisitar três vezes em que Harry deu uma de “coitadinho”. Confira algumas ocasiões em que o duque de Sussex assumiu esse perfil.
1. Sem mesada
Um dos motivos para o príncipe ter renunciado aos deveres na realeza britânica, em março de 2020, foi ter independência financeira. Entretanto, após abdicar dos papéis na monarquia, ele reclamou quanto à ausência de mesada. A revelação foi feita em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey.
No bate-papo realizado em março de 2021, Harry revelou que a Coroa britânica havia cortado o seu salário após ele e a esposa, Meghan Markle, deixarem os cargos na família real. De acordo com o príncipe, o casal ficou sem remuneração ao sair do Reino Unido rumo ao Canadá, onde passou uma temporada.
À época, a imprensa britânica argumentou que Harry desejava a independência financeira, mas lamentava por perder a ajuda monetária do pai, o então príncipe Charles. Após a renúncia, os duques de Sussex receberam mesada por um ano, segundo acordo firmado com o atual monarca do Reino Unido.
2. Vítima de burnout
No mesmo mês em que apareceu pela primeira vez na TV após abdicar das funções na realeza, o príncipe foi contratado pela empresa norte-americana de coaching BetterUp. Contudo, Harry demorou meses até dar as caras na companhia e, inclusive, recebeu várias críticas dos colegas de trabalho.
“Faz zero coisa”, disseram os colaboradores da BetterUp sobre o príncipe Harry. Entretanto, o duque de Sussex participou de um vídeo produzido pela empresa e admitiu ser vítima da síndrome de burnout, condição ligada ao esgotamento físico e mental, desencadeada pelo excesso de trabalho.
“Eu também sofro de burnout. Estou sempre me sabotando nos dias difíceis”, declarou o marido de Meghan Markle. Ao depoimento, Harry acrescentou: “Me sinto queimando a vela nas duas pontas e é tipo: ‘Bum!’. Nesse momento, você é forçado a olhar para dentro de si mesmo”.
Meses antes de fazer essa afirmação, o príncipe estava de licença do trabalho por conta do nascimento da caçula, a princesa Lilibet. A menina nasceu em junho de 2021. Harry ficou em casa durante cinco meses. Ele defendeu precisar desse tempo para restabelecer a “aptidão mental”.
3. Briga por segurança
Entre as regalias que Harry perdeu por renunciar os papéis na realeza, está a garantia de proteção policial em solo britânico. A Justiça do Reino Unido se negou a manter a segurança dos duques de Sussex quando eles visitarem o Reino Unido. O príncipe, então, entrou com uma ação judicial em janeiro de 2022.
Em um documento, Harry sustentou a tese de que pagar pela própria segurança não seria suficiente para garantir a defesa e a privacidade da família Sussex no Reino Unido. A polêmica começou com o fato de o príncipe querer que o país custeasse toda a proteção policial particular enquanto ele, esposa e dois filhos lá estivessem.
O Ministério do Interior, entretanto, não autorizou o financiamento. Diante do entrave, o duque de Sussex solicitou uma revisão judicial contra a decisão. “O príncipe Harry herdou um risco de segurança ao nascer, por toda a vida. Ele continua em quinto na linha de sucessão ao trono”, disse o porta-voz de Harry à época.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.