Harry e Meghan rebatem a BBC por escândalo envolvendo o nome da filha
A batalha da BBC com os duques de Sussex não surge em bom momento. A relação do jornal com a família real está bastante estremecida
atualizado
Compartilhar notícia
Cinco dias após o nascimento da segunda filha, Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, os duques de Sussex cravaram uma briga com a BBC. O príncipe Harry e Meghan decidiram responder às alegações do veículo britânico de que não haviam perguntado à rainha Elizabeth II a respeito do nome dado à criança. A alcunha é um apelido íntimo da monarca e os pais da bebê quiseram homenagear a matriarca da família real.
De acordo com tabloides, como o Evening Standard, uma nova guerra entre o casal Sussex e a BBC estourou e promete render mais capítulos. Na reportagem feita, o jornal britânico afirmou que uma fonte do alto escalão do Palácio de Buckingham disse que a rainha Elizabeth II “não foi questionada” por Harry e Meghan sobre batizar a segunda herdeira de Lilibet.
Na avaliação dos jornais e especialistas em monarquia britânica, os pais de Lilibet escolheram o nome como forma de se reaproximar da realeza após fazerem uma série de declarações polêmicas sobre a vida na Coroa britânica. A escritora Angela Levin chamou a menina de “bebê band-aid” por ter grandes chances de curar as feridas entre o casal Sussex e os parentes. Harry e Meghan abdicaram dos ofícios na família real, em março de 2020.
Segundo o Evening Standard, o nome da criança está no centro de uma disputa cada vez mais acirrada e ameaça os esforços dos duques de Sussex em fechar o abismo com a realeza. “Essa última precipitação causou inquietação no Palácio [de Buckingham]”, escreveu o tabloide. Vale lembrar que Lilibet era o apelido de infância da rainha dito apenas por parentes próximos, como o marido, o príncipe Philip, e a irmã, a princesa Margaret.
Ao tomarem conhecimento da reportagem da BBC, Harry e Meghan retrucaram a alegação do informante do jornal por meio de um porta-voz, que disse: “O duque [de Sussex] falou com a família antes do anúncio. Na verdade, sua avó foi o primeiro membro para quem ligou. Durante essa conversa, ele compartilhou a esperança de nomear a filha Lilibet em sua homenagem. Se ela não tivesse apoiado, eles não teriam usado o nome”.
Chegada
Lilibet nasceu às 11h40 de sexta-feira (4/6) no Hospital Santa Bárbara Cottage, em Montecito, bairro da cidade californiana de Santa Bárbara. O anúncio da chegada da criança só foi feito dois dias depois, no domingo (6/6). A batalha da BBC com os duques de Sussex não surge em bom momento. O veículo lida com o impacto da reportagem de Martin Bashir com a princesa Diana, em 1995. O jornalista enganou Lady Di para participar do programa e fazer revelações bombásticas sobre a família real.
Enquanto Lilibet faz homenagem à rainha Elizabeth II, o segundo nome da bebê, Diana, saúda a mãe do príncipe Harry. Lady Di morreu em um acidente de carro, em 1997. No comunicado do nascimento da criança, os duques de Sussex disseram que a filha “é mais do que poderiam imaginar”.
Também parabenizarem Meghan, Harry e Archie pela família Sussex aumentar, William e a mulher, Kate Middleton. Os duques de Cambridge fizeram questão de presentear a sobrinha com um mimo especial, conforme uma fonte revelou ao US Weekly. “Estamos todos maravilhados com a feliz notícia da chegada da bebê Lili”, escreveram os pais de George, Charlotte e Louis e na postagem dedicada à criança.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.