Harry e Meghan não terão privilégios de realeza em viagem à Holanda
Os Sussex não terão regalias que, geralmente, a realeza estrangeira recebe ao visitar o país. Entenda!
atualizado
Compartilhar notícia
O príncipe Harry e Meghan Markle estão confirmados para a cerimônia de abertura dos jogos Invictus, que irá ocorrer no próximo sábado (16/3), em Haia, na Holanda. Entretanto, de acordo com o Daily Mail, eles não terão uma audiência com o rei holandês Willem-Alexander, nem sequer um quarto no palácio real durante a visita de quatro dias ao local — mas podem receber “status VIP” pela polícia holandesa.
Essa será a primeira viagem oficial de Meghan fora dos Estados Unidos desde que deixou a realeza britânica. Ela se juntará ao marido no evento esportivo, o qual ele fundou, em 2013, e continua apaixonado. O casal será acompanhado por uma equipe da Netflix para o projeto Archewell Productions. Conforme a coluna antecipou em agosto do ano passado, o projeto se trata de um documentário sobre os Jogos Invictus. As gravações fazem parte do acordo de 100 milhões de libras (cerca de R$ 724,64 milhões) que o duque de Sussex fez com o serviço de streaming.
A imprensa internacional alega que há uma grande possibilidade de o príncipe e sua esposa terem que contar com a própria equipe de segurança quando forem ao evento deste fim de semana. Ainda, terão que passar a noite em um hotel em Haia. Vale lembrar que, tradicionalmente, a família real holandesa hospeda membros da realeza estrangeira. Entretanto, um porta-voz confirmou que essa regalia não será dada ao duque e à duquesa de Sussex.
O casal, provavelmente, receberá proteção total da polícia holandesa, já que o evento também receberá o rei da Holanda, Willem-Alexander, e sua tia, a princesa Margriet, presidente honorária do Comitê de Recomendação dos Jogos Invictus.
Não se sabe se Harry aproveitará a viagem à Europa para fazer uma visita à rainha Elizabeth no Reino Unido (a Holanda fica à um pulo de lá).
Polêmica em família
A falta de segurança pessoal motivou o príncipe Harry a faltar a um evento em homenagem ao avô, o falecido príncipe Philip, no fim do mês passado.
A ausência do duque de Sussex foi atribuída a uma recente batalha que o neto da rainha Elizabeth travou com a realeza em busca de segurança pessoal. Harry exige segurança privada para ele e a família sempre que estiver no Reino Unido. O pedido foi negado pelo governo britânico.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.