Harry e Meghan dão uma trégua e prestam homenagem a Elizabeth II
Com a morte da monarca, o príncipe e sua esposa estenderem uma bandeira uma branca a fim de cessar as brigas com a família real
atualizado
Compartilhar notícia
A morte da rainha Elizabeth, nesta quinta-feira (8/9), fez o príncipe Harry e Meghan Markle estenderem uma bandeira uma branca a fim de cessar as brigas com a família real. Desde que renunciou aos deveres no núcleo sênior da Coroa britânica, o casal vivia em pé de guerra e estremecia os pilares da realeza com polêmicas. Com o falecimento da matriarca da dinastia Windsor, os duques de Sussex prestaram uma homenagem.
Neto da rainha Elizabeth, Harry e Meghan divulgaram uma nota no site da fundação filantrópica que comandam, a Archewell. A primeira página do portal traz um fundo preto com o texto escrito em letras brancas. “Em memória amorosa de Sua Majestade a rainha Elizabeth II 1926—2020”, escreveram. A matriarca da dinastia Windsor estava com 96 anos e enfrentava problemas de mobilidade episódica.
No momento da morte da rainha, o príncipe Harry estava na Inglaterra. Ele e a esposa, Meghan Markle, participariam de um evento oficial nesta quinta-feira (8/9). O casal mora nos Estados Unidos. O duque de Sussex viajou às pressas para o Castelo de Balmoral, onde a avô paterna passava as férias. O Palácio de Buckingham publicou um comunicado “preocupante” a respeito da saúde de Elizabeth. Ela enfrentava problemas de saúde desde outubro de 2021.
Morte
Elizabeth esteve à frente do trono britânico há mais de 70 anos. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham. “A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Castelo de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.
A bandeira do Reino Unido, na porta do Palácio de Buckingham, foi hasteada a meio-mastro às 18h30 (horário local). A nota oficial sobre a morte de Elizabeth também foi colocada nos portões da residência oficial. O rei Charles III assumiu automaticamente o trono britânico e soltou um comunicado oficial lamentando a notícia.
“Nós estamos em luto profundo com a passagem na nossa querida soberana e mãe amada. Eu sei que a morte dela será sentida por todo o país”, escreveu. A primeira-ministra da Inglaterra, Liz Truss, lamentou a morte de Elizabeth em frente à residência oficial. Ela aproveitou para anunciar que o novo monarca escolheu ser chamado de rei Charles III.