Harry culpa família real por não conseguir dizer adeus à rainha
Em entrevista, Harry alegou ter sido deixado para trás pelos parentes. Quando o príncipe chegou a Balmoral, Elizabeth II já havia morrido
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth II “faleceu pacificamente” em 8 de setembro de 2022. Ela estava com 96 anos e morreu de causas naturais no Castelo de Balmoral, na Escócia. Horas antes do óbito, foi noticiado que a majestade estava sob supervisão médica e os parentes foram chamados às pressas para irem à propriedade real se despedir. O príncipe Harry, então, entrou em contato com o irmão, William, para irem juntos ver a avó paterna, entretanto, acabou sendo deixado para trás.
Na noite desse domingo (8/1), Harry fez a revelação durante a entrevista ao 60 Minutes, programa apresentado por Anderson Cooper na emissora estadunidense CBS. Ele partilhou ter sido informado de que a avó Elizabeth se encontrava sob cuidados médicos. Ao saber da notícia, telefonou imediatamente para o irmão mais velho. Como estava em Londres, o duque de Sussex entrou em contato com William para planejar uma viagem em conjunto.
Ao abordar o assunto na entrevista, o duque de Sussex recordou do diálogo com o príncipe de Gales: “Eu perguntei ao meu irmão e disse: ‘Quais são os seus planos, como você e Kate [esposa de William] vão chegar lá?'”.
Segundo Harry, a maior surpresa foi “não ser convidado” para viajar para Balmoral no jato com os parentes. Ele defendeu a tese sobre a aeronave dispor de lugares vagos. “Então, algumas horas depois, todos os membros da família que moram na área de Windsor e Ascot estavam pulando juntos em um avião, um avião com 12, 14, talvez 16 assentos”, afirmou. O duque de Sussex chegou ao castelo horas depois dos familiares e, na ocasião, Elizabeth já havia morrido.
O príncipe lembrou ter sido recepcionado pela tia, a princesa Anne, quando chegou ao Castelo de Balmoral: “Eu entrei no corredor e minha tia estava lá para me cumprimentar. Ela me perguntou se queria vê-la [a rainha Elizabeth]. Pensei nisso por cerca de cinco segundos, imaginei: ‘Essa é uma boa ideia?’. Eu estava tipo: ‘Sabe de uma coisa? Você pode… você pode fazer isso. Preciso dizer adeus’. Eu subi, tirei minha jaqueta, entrei e passei algum tempo sozinho com ela”.
Atualmente, Harry e a esposa, Meghan Markle, moram com nos Estados Unidos com os dois filhos, Archie e Lilibet Diana, de 3 e 1 anos, respectivamente. Quando Elizabeth faleceu, o casal estava em turnê por Londres e pela Alemanha. Eles visitaram instituições de caridade e participaram de eventos filantrópicos. Por conta do falecimento da rainha, a dupla precisou mudar os planos da agenda, além de estender a viagem pela Inglaterra.
Entrevistas
Nesse domingo (8/1), duas entrevistas de Harry foram ao ar. Na primeira, ele conversou com o jornalista Tom Bradby, do canal norte-americano ITV. Horas depois, o bate-papo do duque de Sussex com Anderson Cooper veio à tona. O príncipe tem participado de programas de TV para divulgar o livro de memórias, intitulado Spare. A obra chega oficialmente às prateleiras nesta terça-feira (10/1).
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.