Hairstylist lista 5 dicas para cuidar dos cabelos enquanto dorme
Confira dicas práticas que vão te auxiliar na hidratação noturna dos fios e evitar o ressecamento
atualizado
Compartilhar notícia
Ter uma rotina de cuidados com os cabelos é importante para manter a saúde e o brilho. Mas, com a correria do dia a dia, algumas mulheres não conseguem dispor de muitas horas para hidratações diárias, o que contribui para madeixas sem vida.
Para otimizar o tempo, o hairstylist Fernando Torquatto, queridinho entre as celebridades, listou cinco cuidados que você pode fazer enquanto dorme para cuidar dos fios.
Confira:
1.Penteados para dormir
Amarrar o cabelo antes de dormir pode proporcionar resultados surpreendentes. O tipo mais comum é o coque abacaxi. Super prático, basta colocar todo o cabelo amarrado no alto da cabeça. É uma ótima ideia para madeixas cacheadas.
Se você optar pelas tranças, por exemplo, ganhará um bônus: acordar com ondas. Torquatto explica que “para fios com pouco volume, a melhor escolha são tranças maiores e mais grossas. Já as menores, formam cachos pequenos e, consequentemente, um volume maior.”
2. Touca de cetim
Ela é uma excelente alternativa para lidar com o efeito de frizz, especialmente nos cacheados, que, naturalmente, tendem a sofrer mais com o ressecamento e aparecimento de fios arrepiados.
O atrito de alguns tecidos com os cabelos pode deixá-los ressecados, ação que é impedida pela touca.
Entre outros benefícios, o item auxilia contra a perda de umidade e oleosidade natural do couro cabeludo. É uma excelente aliada para não embaraçar e manter a definição.
3. Capriche na umectação noturna
Indicada para quem tem cabelos secos, ressecados e com frizz, a técnica repõe os nutrientes escassos na fibra capilar, proporcionando maciez e brilho.
“O primeiro passo é dividir o cabelo em partes para facilitar na hora da aplicação. Em seguida, aplique o óleo enluvando cada mecha. A dica é concentrar a aplicação no comprimento e nas pontas dos cabelos. Para finalizar, basta fazer um coque e deixar a umectação agindo durante a noite. Ao acordar, é só lavar normalmente, retirando o óleo com o procedimento de costume, aplicando shampoo e condicionador”, comenta o especialista.
4. Seque totalmente os fios
Dormir com os fios molhados faz com que eles fiquem mais frágeis, porque a umidade prolongada é um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias — tanto no couro cabeludo quanto na própria fronha — causando seborreia. A queda também pode ocorrer devido ao atrito com o travesseiro. Por isso, é ideal secá-los aplicando sempre um protetor térmico em todo o comprimento.
5. Hidratação enquanto dorme
Existem alguns produtos responsáveis por cuidar das madeixas durante as horas de sono. “A hidratação noturna, além de prática e eficiente, é responsável por devolver água à fibra capilar, garantindo brilho, maciez e fios mais soltos”, finaliza o expert.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram