Guru do cérebro ensina 5 dicas para transformar os sonhos em realidade
Confira o passo a passo da técnica que impulsiona a concretização de sonhos e objetivos, criada pelo pesquisador do cérebro, John Assaraf
atualizado
Compartilhar notícia
“A maioria das pessoas não concretiza os sonhos porque está vivendo em seus medos.” A máxima é de John Assaraf, considerado um dos maiores especialistas em mentalidade e comportamento do mundo. Até ele conquistar os objetivos de vida, no entanto, precisou enfrentar diversos obstáculos e a si mesmo. Em meio ao sentimento de incapacidade e insegurança, o guru virou o jogo com uma técnica simples e poderosa, chamada quadros de visão.
Assaraf vivenciou experiências complicadas na infância e adolescência e, por isso, acreditava não ser inteligente o bastante para ter sucesso. Quatro décadas se passaram desde então. Aos 60 anos, ele carrega os títulos de empresário, coach, filantropo e escritor de best-sellers emplacados no New York Times, como o livro The Complete Vision Board Kit (O Kit Completo do Quadro de Visão, em tradução do inglês). O rosto dele não é totalmente desconhecido: ele já apareceu em oito filmes, a exemplo de O Segredo, de 2006.
O sonho virou realidade
Assim como recebeu um “empurrão” de um mentor aos 19 anos, John Assaraf almeja repetir o ciclo com outras pessoas, mas levando em consideração o funcionamento do cérebro. Quando já trilhava o caminho por conta própria, em 1995, o empresário decidiu criar um quadro de visão e colocou-o na parede do escritório de casa. Ao ver algo que queria materializar, o especialista pegava uma imagem do propósito e colava no painel. Ao atingi-las, as metas passavam para o segundo mural, no caso, de realizações.
Viagens, carros, relógios e moradias estamparam os quadros de visão de Assaraf. Em 1996, ele cortou da revista Dream Homes a foto de uma propriedade de 650 metros quadrados, com quadra de tênis, complexo de escritórios e casa de hóspedes. A imagem da residência fixada no sul da Califórnia foi colada no mural. Quatro anos depois, o guru estava de mudança exatamente para o lar dos sonhos. Ele conta um pouco da história no vídeo a seguir:
Funciona mesmo?
Em entrevista ao podcast de James Whittaker, o empresário explicou sobre o “efeito” de elaborar um quadro de visão: “Isso é o que eu aspiro ter, fazer e dar”. Segundo o escritor, a ferramenta auxilia quem almeja moldar um futuro ideal por meio do poder da intenção e visualização. “Se pode imaginar, já está no meio do caminho”, garantiu. Desenvolver o painel e retreinar o cérebro são atividades fundamentais para acreditar no próprio potencial de concretizar as metas.
“As pessoas são vítimas do que o cérebro foi condicionado a fazer. As crenças limitantes consistem em padrões mentais reforçados. Todos têm a capacidade de desativá-los e criar algo novo”, disse o coach durante o podcast. Israelense radicado no Canadá, Assaraf fundou cinco empresas multimilionárias, sendo a última a NeuroGym. O centro de pesquisa cerebral detém o foco do especialista. Por meio da iniciativa, o expert visa ajudar quem deseja se libertar do medo, dos maus hábitos e da “escravidão do passado”.
Na conversa com Whittaker, John Assaraf bateu na tecla de que nem todos colocam em prática o quadro de realizações, técnica com comprovação científica. “Quando olhamos para as concretizações, disparamos uma parte do cérebro responsável por liberar uma pequena dose de dopamina, consequentemente, a substância ativa também uma parte do córtex motor. Ao ficarmos motivados, tendemos a agir. Sendo assim, fazemos mais do que nos ajudou a criar o sucesso desejado.”
“Meu quadro”
Por que preciso de um quadro de visão? Se pensar que o painel funcionará como um estímulo para atingir os objetivos, a resposta é sim. Caso veja como desnecessário, monte a prancheta com os propósitos e “veja a mágica acontecer”, brincou o especialista em mentalidade em seu podcast. No livro The Complete Vision Board Kit, Assaraf mostrou o passo a passo de como desenvolver a “ferramenta poderosa”. Uma das adeptas da técnica é a apresentadora Oprah Winfrey.
1 – Identifique suas imagens mentais
Inicialmente, faça um brainstorm e descubra o que deseja da vida, como “quero visitar tal país”. Quanto mais clareza tiver da meta, melhor, pois permite visualizar a conquista em detalhes. “Você está interessado em alcançar os sonhos ou comprometido? Se for a primeira opção, continuará a inventar histórias e desculpas para não realizá-los. Se for a segunda alternativa, atualizará conhecimentos, aprimorará habilidades e desenvolverá hábitos até atingir os propósitos”, contou Assaraf ao portal Thrive Global.
2 – Transforme em imagens físicas
Depois de identificar o que quer da vida, o próximo passo é transformar as imagens mentais em retratos físicos reais. Procure fotos significativas que representem os objetivos ou te conectem com seus sonhos. Revistas e Pinterest estão à disposição. De acordo com o coach, quanto mais carregada emocionalmente for a imagem, melhor. Ao olhar o registro, deverá sentir sensações positivas. Imagina passar férias nas Ilhas Maldivas? Vale criar uma montagem em que você já esteja no local paradisíaco.
3 – Crie o quadro de visão
Após estabelecer as metas e ter as imagens em mãos, chegou a hora de criar o quadro de visão. Exerça a criatividade. Se preferir, divida em categorias, por exemplo, carreira, viagens e itens desejados. Quem não quer mudar a decoração da casa, pode montar o painel no Power Point ou outro aplicativo, mas precisa deixar a “arte” em um lugar visível. “Aprenda a imaginar vividamente os resultados desejados, como atrair sua alma gêmea, saúde radiante e oportunidades profissionais. É o primeiro passo para torná-los realidade”, enfatizou o escritor.
4 – Exiba e apresente os painéis de visão
John Assaraf pede que os quadros de visão fiquem em um lugar perceptível, contudo, a maioria das pessoas não seguem o conselho por vergonha de julgamentos alheios. Quando não deixa em um local visível, a técnica perde a essência, esclareceu o pesquisador do cérebro. Tem receio de que alguém zombe? Uma opção é colar na porta do guarda-roupa. Afinal, a missão do painel é te fazer recordar dos objetivos e lembrá-lo de focar na concretização dos sonhos.
5 – Afirmação e revisão diária
Deve-se revisar o quadro de visão diariamente durante alguns minutos e fazer afirmações ao observá-lo. Os momentos ideais para executar a atividade são de manhã, anteriormente ao início do trabalho, e à noite, antes de dormir. Esse hábito auxilia na medida em que envia mensagem ao subconsciente do que se almeja alcançar. O mesmo deve ser feito com o painel de realizações, a fim de estimular o cérebro.
No vídeo abaixo, John Assaraf ensina e mostra os quadros de visão. Confira!
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.