1 de 1 01/06/2022. Guilherme Amado lança livro “Sem Máscara”. Fotos: Matheus Veloso/Metrópoles
- Foto: Matheus Veloso/Especial Metrópoles
Para lançar o livro Sem Máscara: O Governo Bolsonaro e a Aposta pelo Caos, o colunista do portal MetrópolesGuilherme Amado chamou o jornalista Bruno Boghossian, da Folha de São Paulo, para um bate-papo com a presença de convidados na noite dessa quarta-feira (1°/6). Após a conversa da dupla na Livraria da Travessa, no CasaPark, o autor autografou o exemplar de familiares, amigos, jornalistas, políticos e autoridades.
Lançado pela Companhia das Letras, Amado escreveu o livro nos últimos dois anos, durante o período da pandemia. O jornalista avaliou o governo do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Na obra, o colunista conta os bastidores inéditos da crise que teve o chefe do poder Executivo como grande mestre.
Entre os convidados do lançamento de Sem Máscara estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; os senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues; deputados federais, como Lídice da Mata, Alessandro Molon e Hugo Leal, além do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.
Com o intermédio e perguntas feitas pelo jornalista Bruno Boghossian, Amado contou que a publicação traz personagens envolvidos em conversas e que ouviram declarações a respeito da crise iniciada pelo Governo de Bolsonaro.
“Na reprodução de diálogos, eu sempre que possível ouvi todos os envolvidos naquele diálogo ou pessoas que presenciaram esse diálogo diretamente e, em último caso, queria que fosse exceção no livro, certamente não é das opções mais sérias, pessoas que tiveram informações sobre essas conversas”.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, Guilherme Amado agradeceu a presença dos convidados no lançamento de Sem Máscara. Ele aproveitou para destacar a importância da obra: “Foi muito emocionante ver tantas pessoas interessadas em um livro, que essencialmente fala sobre a necessidade de defender a nossa democracia diante de um claro movimento para destruí-la”.
Ao analisar os ilustres convidados da noite de lançamento, Amado fez a seguinte alegação:
Feliz em ver adversários públicos na mesma fila de autógrafos, por exemplo, o ministro Gilmar Mendes e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, convivendo dentro de um espaço comum e interessados em uma obra em que mostra um pouco sobre esse Brasil. A gente precisa mesmo é de conversa entre todos que estão interessados em defender a democracia
Guilherme Amado, colunista do Metrópoles e autor do livro Sem Máscara
Ao longo do evento, os convidados parabenizaram Guilherme Amado pelo empenho e determinação em lançar o livro Sem Máscara. Autoridades fizeram questão de cumprimentar o colunista do Metrópoles. Ao término do bate-papo, o jornalista fez questão de autografar os exemplares e escrever dedicatórias personalizadas aos convidados.
Sem Máscara bateu recorde de vendas na Livraria da Travessa em Brasília, com o maior número de livros vendidos em um lançamento. Ao todo, foram 144 exemplares. Em torno de 200 pessoas passaram pelo local durante o evento prestigiado.