metropoles.com

Guerra do Reels e TikTok: Camila Coutinho revela nova tática do Instagram

O recurso chega como o maior lançamento do Instagram desde os Stories, em 2016, para concorrer diretamente com o TikTok

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Camila Coutinho, Instagram e TikTok
1 de 1 Camila Coutinho, Instagram e TikTok - Foto: Reprodução/Instagram

Camila Coutinho é uma visionária da Era de Ouro dos blogs nos anos 2000, com a plataforma Garotas Estúpidas. Desde então, ela não só acompanha as mudanças no cenário digital, como também se tornou uma porta-voz das novidades. Nessa terça-feira (23/06), a personalidade revelou detalhes sobre a nova ferramenta do Instagram: Reels.

Em um vídeo no IGTV, a influenciadora digital deixa claro que o lançamento da rede social comandada por Mark Zuckerberg vem para declarar guerra ao TikTok, aplicativo desenvolvido na China. Camila já havia tido conhecimento a respeito do Reels há um mês, porém, não podia divulgar por questões contratuais.

Ela foi uma das influencers escolhidas a dedo para testar o dispositivo antecipadamente. A ferramenta chega à rede social nessa quarta-feira (24/06), após inúmeras especulações. Mas, somente usuários do Brasil, Alemanha e França poderão se aventurar com a nova função.

Camila Coutinho
Camila Coutinho tem feito lives durante a quarentena

De acordo com Camila, o solo tupiniquim é como uma pedra preciosa dos desenvolvedores de aplicativos devido ao alto consumo. Os brasileiros ocupam a 2ª posição do ranking de países que passam mais tempo nas mídias. “Somos muito curiosos e aderimos aos avanços de forma rápida”, descreveu a criadora de conteúdo.

Por conta do Brasil ocupar o 3º lugar de público do Instagram, as mentes por trás da rede social resolveram estudar o Reels com exclusividade no país. O dispositivo chega como o maior lançamento do Instagram desde os Stories, em 2016, e com o objetivo de concorrer diretamente com o TikTok.

“Ao trazer as funcionalidades do TikTik, eles querem que o público que migrou para o aplicativo chinês volte para o Instagram. No final do dia, o Zuckerberg almeja que o Instagram seja tudo junto e misturado”, disse Camila Coutinho.

@camilacoutinhotiktoking com o ##TEAMGE!! Sigam a genteee @garotasestupidas ##tiktok ##fy ##garotasestupidas♬ som original – luisasonza

Como vai funcionar?

Antes de ser batizado de Reels, o dispositivo chegou ao Brasil com o nome Cenas. Os usuários poderiam editar vídeos curtos, mas não com os mesmos atrativos do TikTok. Agora, o novo recurso integrará funções com músicas, dublagens e uma aba exclusiva no feed, igual ocorre com fotos, IGTVs e marcações.

Os vídeos do Reels poderão ser postados no feed. Segundo Camila, o Instagram promete dar um boost inicial dentro do algoritmo do dispositivo, sendo assim, mais seguidores verão o conteúdo criado. “A ideia é dar aquele boom e circulada de audiência”, salientou a influencer. Quem deseja aumentar o engajamento no Instagram e usar o Reels tende a contribuir com o crescimento, conforme expliou Camila.

“Quem apostar no Reels agora terá muito destaque na plataforma, inclusive parece que o Pesquisar será metade só de Reels”, garantiu a personalidade.

Camila Coutinho
Camila tem 2,6 milhões de seguidores no Instagram
Briga: TikTok e Reels

Desenvolvido na China, o TikTok explodiu na Ásia e ganhou o Ocidente a passos largos. Para especialistas em tecnologia, a pandemia deu um “empurrão” no boom da rede social. “Na quarentena, as pessoas decidiram testar, porque, antes, tinham preconceito por relacionar aos adolescentes. Agora, estão todos habituados com o TikTok”, ponderou a influencer.

Em abril, a plataforma alcançou a marca de 2 bilhões de downloads em todo o mundo. De acordo com Camila, a pergunta que não quer calar é: “Será que vai acontecer com o TikTok o mesmo que ocorreu com o Snapchat? Será que o Reels irá engolir o TikTok?”. Em sua avaliação, o episódio poderá acontecer  devido ao histórico competitivo de Mark Zuckerberg.

Embora veja como benéfica aos influenciadores e marcas a concorrência entre os aplicativos, Camila acredita no potencial do atual proprietário do Instagram. Mas, a disputa entre os dois aplicativos tem um componente a mais: a diferença entre Estados Unidos e China.

@camilacoutinhoCHERRY LIPS ? ##stupidtalkschallenge ##camilacoutinho♬ Stupid Talks – OHANA

Segundo a pernambucana, o modus operandi dos chineses é surpreendente. “Quando eles entraram no Brasil com o TikTok vieram com tudo. São pragmáticos, contrataram celebridades para fazer ações gigantes, sendo uma no Big Brother”, considerou. No marketing dos orientais, os usuários que conseguem levar amigos à rede social ganham créditos no Uber e Rappi.

Outro ponto favorável ao TikTok é ausência dos pais ou responsáveis dos jovens, maior público do aplicativo. Camila também acredita ser um grande trunfo o algoritmo da plataforma permitir que o conteúdo não envelheça e continue a circular, sem levar em consideração a data da postagem.

“Será uma disputa pela nossa audiência e criatividade como criadores de conteúdo, que todos somos. Uma briga boa de assistir. O TikTok não está para brincadeira nem o Instagram. Aguardemos”, finalizou a fundadora do portal Garotas Estúpidas.

Em abril, Camila entrou para a lista da Forbes dos 30 brasileiros mais influentes com menos de 30 anos.

Abaixo, confira o vídeo do IGTV:

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?