Grupo Mulheres do Brasil comemora 1 ano com presença de Luiza Trajano
A empresária e presidente nacional do grupo recebida por Janete Vaz, Sandra Costa, Dulcejane Vaz e Guilherme Afif
atualizado
Compartilhar notícia
As comemorações do primeiro ano do grupo Mulheres do Brasil, núcleo Brasília, seguem rendendo frutos. Nessa quarta-feira (29/8), as empresárias Janete Vaz, Sandra Costa e Dulcejane Vaz reuniram empreendedoras da capital para o painel Mulheres Transformando o Mundo, com palestra de Luiza Helena Trajano, idealizadora e presidente nacional do grupo.
O encontro com a fundadora do Magazine Luiza, considerada uma das 60 personalidades mais poderosas do país, fez parte da 1ª Feira de Empreendedoras Mulher do Brasil, realizada no Sebrae Nacional, na Asa Sul.
O evento também contou com uma ação de artesanato e gastronomia para que as participantes pudessem expor seus trabalhos. “A feira é uma maneira de estimular a liberdade financeira das mulheres”, disse Sandra Costa.
Com a palestra Cabeça de Dona – A relação entre o tijolo e o digital –, a empresária falou sobre o futuro do empreendedorismo e a relação entre chefes e funcionários.
Luiza avalia que a luta pelo espaço no mercado de trabalho e a paridade salarial caminham na direção certa. “Tenho certeza que a posição feminina hoje não é a mesma de cinco anos atrás. Atualmente nós temos mais segurança e confiança para lutar pelo nosso espaço. Nós já conquistamos muitas coisas, mas ainda temos muito pela frente”, disse.
Criado no ano de 2013, em São Paulo, com 40 mulheres – entre elas Luiza Helena Trajano –, o Grupo Mulheres do Brasil é composto por participantes de diferentes perfis e segmentos da sociedade: empreendedoras, executivas, donas de casa, líderes comunitárias, representantes de ONGs, jornalistas, médicas e estudantes. Atualmente, são cerca de 20 mil pessoas envolvidas, em núcleos distribuídos por todo o Brasil e em algumas cidades de outros países.
Sandra Costa avalia que os primeiros 12 meses do núcleo de Brasília marcam um ano de muito trabalho interno para que as participantes da capital pudessem aprender e prosperar dentro do próprio negócio. “Completar um ano é um marco para nós. Criamos um vínculo muito forte, que chamamos de cola”, contou.
“Produzimos e evoluímos muito. Nós conseguimos chamar várias mulheres que entenderam o significado da nossa causa. O que a gente quer realmente, durante a nossa caminhada, é escrever uma nova história para a nossa nação, com todas as nossas causas”, revelou.
Janete Vaz também demonstrou alegria ao lembrar da criação do núcleo e da evolução do último ano. Ela ressaltou a importância das integrantes do Mulheres do Brasil participarem de capacitações e agradeceu a presença de Luiza. “Ela é pra gente a imagem do empreendedorismo”.
A executiva Dulcejane Vaz lembrou que ao longo do último ano mais de 2 mil mulheres se envolveram com as 12 causas do grupo, em mais de 400 reuniões. Duas cartilhas foram lançadas: uma sobre empreendedorismo e outra sobre a violência contra a mulher. “Temos uma história tão linda para contar e esse momento é para celebrar essa trajetória e lançar novos desafios”, falou.
O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, reconheceu a força feminina no crescimento do empreendedorismo no país. “O Brasil é um país de empreendedores. A própria conjuntura econômica nos leva a isso, para suplementar a renda familiar ou suprir a falta de um emprego”.
Confira os cliques do evento: