Grão-duque de Luxemburgo abdica do trono e prepara sucessão para 2025
Durante mensagem de Natal, o grão-duque Henri de Luxemburgo confirmou que vai abdicar do trono e deixar o cargo em 3 de outubro de 2025
atualizado
Compartilhar notícia
Na última terça-feira (24/12), o grão-duque Henri de Luxemburgo, de 69 anos, confirmou, durante a transmissão nacional de Natal, que irá abdicar do trono. O monarca, que lidera o único grão-ducado do mundo desde 2000, deixará oficialmente o cargo em 3 de outubro de 2025, passando o comando para o filho mais velho, o príncipe Guillaume.
Embora a atitude tenha surpreendido muitas pessoas, o gesto do monarca seguiu os passos do antecessor e patriarca da família, o falecido grão-duque Jean, que também abdicou dos deveres reais em uma véspera de Natal, em 1999, após 36 anos no trono.
“Quando olho para trás hoje, depois de quase 25 anos, o faço com profunda gratidão e humildade. Foi um período durante o qual Luxemburgo fez muito progresso, e estou satisfeito por ter podido fazer parte dessa jornada com vocês, junto com a grã-duquesa”, disse Henri de Luxemburgo durante a última mensagem natalina como chefe de Estado.
Henri de Luxemburgo abdica do trono
Além de fazer uma retrospectiva após 24 anos como chefe de Estado, Henri de Luxemburgo aproveitou para tranquilizar o povo de que a dança das cadeiras faz parte de “um processo natural”.
“Hoje, a grã-duquesa e eu temos o prazer de compartilhar com vocês que o príncipe Guillaume e a princesa Stéphanie nos sucederão em 3 de outubro de 2025. Sei que eles farão o máximo para contribuir para o bem-estar do nosso país”, anunciou o monarca sobre o futuro do país.
Casado com a grã-duquesa Maria Teresa, de 68 anos, o grão-duque Henri de Luxemburgo tem outros quatro filhos além do seu sucessor, Guillaume, 43 anos. Seguindo a linhagem real, a família dona de uma das maiores fortunas entre todas as monarquias é formada pelo príncipe Félix, 40, o príncipe Louis, 38, o príncipe Sébastien, 32, e a princesa Alexandra, 33.
Príncipe Guillaume assume como chefe de Estado em outubro de 2025
Casado desde 2012 com a princesa Stéphanie, Guillaume é pai de dois filhos, o príncipe Charles, de 4 anos, e o príncipe François, de 1 ano. Apesar do anúncio oficial ter acontecido na véspera do Natal, o herdeiro do trono já vinha desempenhando funções oficiais como tenente-representante, cargo assumido em outubro de 2024.
Até o próximo ano, Guillaume está na função de representante grão-duque tenente, isto é, uma espécie de príncipe regente de países com o sistema de monarquia. Só depois de ser empossado pelo Parlamento de Luxemburgo que o o primogênito de Henri assumirá plenamente as funções de chefe de Estado.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.