Governador Ibaneis Rocha reinaugura Casa de Atendimento ao Turista
O projeto, idealizado em conjunto com a Secretaria de Turismo, contou com o Bloco Arquitetos para modernizar o espaço concebido por Niemeyer
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha e a secretária de turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, inauguraram, no dia 21/04/2019, em ocasião do aniversário de Brasília, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Praça dos Três Poderes. O local, conhecido como a Casa do Chá, está todo revitalizado. O projeto é uma parceria da Secretaria de Turismo com a Bloco Arquitetos. Os móveis usados no local são de Samuel Lamas.
“Nós fizemos a curadoria. A ideia era intervir o mínimo possível no projeto de Oscar Niemeyer, então lixamos o mármore, limpamos as esquadrias, passamos camadas de tinta e trabalhamos, também, a bancada”, afirmou o escritório em nota ao Metrópoles.
A nova geração de arquitetos de Brasília se uniu para revitalizar os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) da cidade. Entre os três pontos principais, estão a antiga Casa de Chá, um endereço no Setor Hoteleiro Sul e outro no Setor Hoteleiro Norte. A iniciativa foi realizada em duas semanas e ainda contou com nomes importantes da arquitetura brasiliense. Samuel Lamas, Rafaela Gravia e Danilo Vale cederam móveis de suas criações para ocuparem os CATs remodelados.
“Os CAT estavam fechados há três anos. Brasília é a capital do país, então temos de receber bem nossos turistas. Esse espaço vai servir também para promover os designers locais”, conta a secretária de turismo, Vanessa Mendonça.
O CAT original saiu do papel entre outubro de 1965 e início de 1966. Niemeyer estava vivendo fora do país e retornou para uma temporada em Brasília. Ao mesmo tempo em que desenhava a Casa de Chá, ele também projetou o plano do Algarve, em Portugal. “O restaurante no Plano Piloto seria um prédio semienterrado, a fim de não contar com um novo edifício na Praça dos Três Poderes. Constituiria o elemento que faltava, o local para encontros e descanso indispensável”, escreveu.
Os centros das Asas Sul e Norte, fechados desde o fim das Olimpíadas de 2016, abrirão todos os dias da semana, das 9h às 18h. A Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, tem o mesmo horário de funcionamento e recebeu uma inauguração especial: às 11h desse domingo (21/04/2019), o CAT abriu as portas ao som do Quarteto da Escola de Música.
Confira os cliques: