Gloss capilar: expert explica os benefícios da técnica para os fios
Luciano Haiteki, do Rinnovare Salon, conversou com a coluna sobre o gloss capilar e os efeitos da aplicação nos fios
atualizado
Compartilhar notícia
As mulheres estão sempre em busca de tratamentos para deixar os cabelos bonitos, saudáveis e brilhantes. O gloss capilar é um produto que atrai, principalmente, aquelas que desejam repaginar os fios e deixá-los com aspecto luminoso. O hair stylist Luciano Haiteki, do Rinnovare Salon, explica que a técnica é uma coloração permanente feita com um tom neutro.
“É a colocação que age em menor tempo e, em alguns casos, só é preciso três minutos. Ele pode ser PPD (parafenilenodiamina) — um tipo de corante presente em colorações e algumas tatuagens e permite a eficácia da cobertura da superfície — ou PPD Free. Porém, como esse componente pode causar alergias, o Comité Científico da União Europeia estabeleceu que o nível de concentração PPD permitido é de 2% na mistura que está pronta para aplicação”, explica o profissional.
O método é, segundo Luciano, a forma mais avançada de colorir os cabelos brancos, mas ele também pode ser usado em outras tonalidades, pois o pigmento é único. “O que muda é a forma que irei combinar o pigmento neutro do gloss com o ativador e o tempo que deixarei agir. Para as cores mais claras, deixo de 3 a 5 minutos, e para os tons mais escuro, de 15 a 20 minutos. Conseguimos resultado extremamente personalizados”, elucida.
Luciano ainda explica que há dois tipos de brilho capilar: o natural e o que surge com o auxilio de cosméticos. “O brilho está relacionado à capacidade do cabelo refletir a luz. A forma e a cor são duas variantes importantes, quanto mais escuro e liso maior o brilho capilar”, reforça o cabeleireiro, que complementa o tratamento com blend de óleos.
Além de melhorar a aparência, o gloss hidrata e nutre as madeixas fracas e danificadas. A frequência da aplicação será definida de acordo com o crescimento dos fios, revela Haiteki.
Ver essa foto no Instagram
Como manter o brilho em casa?
Com a correria do dia a dia ou por questões financeiras, muitas mulheres não conseguem ir com frequência ao salão para manter o brilho, por isso, o expert deixa algumas dicas que podem ser feitas em casa para ajudar a manter a saúde dos fios.
“Invista em um filtro de água para o chuveiro, use shampoo e condicionador ricos em lipídios, evite lavar os cabelos com água muito quente, pois estimula a oleosidade e atrapalha o brilho, então, enxague com água fria, se possível. Além disso, desembarace os fios aplicando condicionadores, máscaras ou leave-in pelas pontas com escova de cerdas flexíveis e não dormir ou prender os cabelos molhados”, indica.
Usar touca de cetim para dormir, evitar ar-condicionado e cortar as pontas ajudam muito a diminuir o frizz, que para Luciano é um dos principais inimigos do brilho capilar.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram