Galerista Karla Osório participa de ação que une colecionadores e artistas
O projeto p.art.ilha auxiliará profissionais que atuam na cadeia criativa
atualizado
Compartilhar notícia
A crise do Covid-19 trouxe mudanças drásticas no universo da arte. Galeristas, artistas e agências culturais precisam se reinventar e criar estratégias para fortalecer o mercado como um todo, além de apoiar comunidades fragilizadas.
Pensando nisso, personalidades de várias cidades do país desenvolveram o grupo p.art.ilha, em busca de sinergia com colecionadores privados e institucionais e na missão de sensibilizar novos públicos por meio de diferentes projetos.
A primeira atividade movimentará as redes sociais e sites de todas as galerias simultaneamente. O evento on-line tem início nesta sexta-feira (01/05), com o lançamento de uma coleção de obras à venda. A cada aquisição durante o mês de maio, o colecionador ganhará um crédito de igual valor para novas compras de outros artistas da mesma galeria.
O grupo visa o auxílio a profissionais que atuam na cadeia criativa, como artistas, galeristas, produtores, editores, curadores, pesquisadores, fotógrafos, montadores e técnicos. No médio prazo, o p.art.ilha pretende explorar novos caminhos para a sustentabilidade dos negócios do setor, privilegiando processos colaborativos.
Karla Osório é o nome que representará Brasília com a participação de obras assinadas por Almandrade, Bené Fonteles, Bruno Duque, Daisy Xavier, Daniel Escobar, Dirceu Maués, Élle Bernardini, Galeno, João Trevisan, José Ivacy, Marcelo Solá, Maria Lynch, Renato Rios, Ricardo Homen, Roland Gebhardt e Rodrigo Garcia Dutra.
“Essa triste situação que vivemos nos preocupa e assusta. Deixa pessoas em situação de vulnerabilidade, inclusive artistas e outros colaboradores do segmento cultural. Este momento nos deu também tempo – tempo a sós fisicamente -, tempo de qualidade, tempo de reflexão. Isto propicia a todos introspecção e solidariedade”, diz a galerista em entrevista à coluna Claudia Meireles.
Segundo ela, foi preciso criatividade para “pensar alianças e formas de sobrevivência alternativas que passam pela união de forças”.
“Este é o espírito deste projeto que visa beneficiar inúmeros membros do mercado da arte. Começa pelo colecionador, para alcançar artistas, galeristas, produtores e, inclusive, a comunidade mais carente”, completou.
Outras galerias que fecham o grupo são: Aura (SP), B_arco (SP), C.Galeria (RJ), Carcara Photo (SP), CasaNova (SP), Desapê (SP), Eduardo Fernandes (SP), Janaina Torres (SP), Mamute (POA), Mapa (SP), Lume (SP), Oma (SBC), Periscópio (BH), Sé (SP), Soma (CTBA) e Ybakatu (CTBA).
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.