Galeria Casa recebe profissionais da arte para bate-papo no CasaPark
A conversa ocorreu na Livraria da Travessa e reuniu artistas, curador e galeristas que participam da mostra Entre o tempo e o espaço
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite desta terça-feira (30/8), a Galeria Casa, localizada dentro da Livraria da Travessa, no CasaPark, orquestrou uma roda de conversa entre os profissionais da arte envolvidos na mostra coletiva Entre o tempo e o espaço.
Com mediação do curador Carlos Silva, os artistas Marcelo Camara e Samantha Canovas e os galeristas Gabriel Fonseca, da galeria Fáver, e Amanda Marinho, representante da galeria Tachotte&CO, abordaram com o público o processo criativo das obras e temas como o mercado da arte, colecionismo, investimento e os desafios dos artistas contemporâneos.
“É sempre interessante ver a obra no espaço e como as pessoas se relacionam com ela, porque é totalmente diferente do trabalho dentro do ateliê, onde ficamos muito isolados. Mais interessante ainda é ter grandes artistas contemporâneos ou mais jovens do nosso lado. Isso ajuda a pensar o nosso próprio ofício”, disse Camara, que trabalha o limite da abstração entre a pintura e o desenho desde 2015, quando finalizou a faculdade de arquitetura na Universidade de Brasília (UnB).
Presente no circuito de arte desde os anos 1980, Carlos revelou à Coluna Claudia Meireles que para compor a exposição, entrou em contato com as duas galerias da capital e reuniu o que ambos tinham de melhor para representar a temática.
“Eu fiz um contraponto entre o que podemos chamar de herança modernista e o que já temos em Brasília de tradição contemporânea”, revelou o curador.
A mostra reúne esculturas, gravuras e pinturas de artistas de várias gerações. Samantha Canovas encontrou na arte têxtil a sua paixão. Formada em artes visuais pela UnB e pós-graduada em poéticas visuais pela Universidade de São Paulo (USP), a profissional explicou que as obras expostas levam um longo período para serem feitas, pois é necessário desfiar o pano em linha por linha até obter o resultado desejado.
“O artista nunca para de desenhar, criar e produzir. Comecei a trabalhar com esses materiais quando estava na fase final da universidade, onde eu estava definindo a minha poética. Iniciei com a pintura e fui para a parte material, onde busco entender a relação da matéria desses objetos. Essa discursão foi importante para entender como os outros veem e pensam sobre os trabalhos”, expressou ela.
Além de Canovas e Marcelo Camara, a exposição reúne obras de Anna Maria Maiolino, Amilcar de Castro, Antonio Dias, Artur Lescher, Capra Maia, Franz Weissmann, Lina Cruvinel, Ludmila Alves e Rubem Valentim. A exibição fica disponível até 30 de agosto, de terça a domingo. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram