metropoles.com

Gabriela e Mercedes Berlin comemoram 24 anos da agência Berlin Turismo

As irmãs, que acumulam carimbos no passaporte, compartilham com o Metrópoles suas experiências no ramo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 21/10/2018  – Evento: Entrevista Mercedes e Gabrilea Berlin –  Local SQN 304 Bloco G Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 21/10/2018 – Evento: Entrevista Mercedes e Gabrilea Berlin – Local SQN 304 Bloco G Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

O sonho de muitos brasileiros é conhecer o mundo, suas riquezas culturais e naturais.. Há 24 anos, as irmãs Mercedes e Gabriela Berlin ajudam os brasilienses a realizar esse desejo com a Berlin Turismo, agência que criaram e consolidaram juntas nas últimas duas décadas.

O Metrópoles encontrou com as irmãs para um bate-papo informal na casa de Mercedes, na Asa Norte. Elas contaram detalhes sobre como é trabalhar com turismo, os destinos preferidos dos brasilienses e as apostas para 2019.

A Berlin Turismo completou 24 anos no dia da entrevista, em 21 de novembro. O foco do empreendimento está em pacotes corporativos e viagens de luxo. A divisão das tarefas foi natural para as irmãs. Gabriela criou uma relação especial com as embaixadas, organizando roteiros pela América do Sul, em especial o Brasil, enquanto Mercedes toma conta da parte de lazer e turismo de luxo pelo mundo.

 

A paixão por viagens está enraizada na família. Mercedes e Gabriela cresceram dentro da Trips Turismo, uma das agências mais tradicionais da capital, fundada pelos pais delas, Hugo Maschwitz e Mercedes Urquiza, em 1962, na galeria do Hotel Nacional. Desde pequenas, elas se apaixonaram pela descoberta de novos lugares ao redor do mundo.

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
Gabriela e Mercedes Berlin

 

Destinos preferidos dos brasilienses
Na hora de escolher o destino para curtir as férias, a maioria dos brasilienses ainda escolhe Miami, Nova York e Paris. Mas há também uma grande procura por lugares exóticos na Ásia, como Vietnã, Camboja, Laos, Índia, Nepal e Taiwan. Muito da vontade de conhecer esses lugares vem de programas de televisão e noticiários. “É de época. Quando teve uma novela na Índia, o país bombou”, explica Gabriela.

Em 2018, os brasilienses mudaram a rota e embarcaram para o México, especificamente para Los Cabos e Tulum, e para a Ásia – Singapura, Tailândia, Vietnã e Camboja.

“Tem bastante gente saindo do circuito de sempre”, afirma Mercedes. “O brasiliense já conhece muito dos destinos regulares, que todo mundo faz. Havia um vício de ir sempre para o mesmo lugar e agora ele está investindo em outros tipos de viagens”, completa Gabriela.

Viagens inesquecíveis 
Mercedes acumula mais de 40 viagens de cruzeiro ao redor do mundo, passando pelo Caribe, Barcelona, Itália, Grécia, Istambul e Egito. Para ela, a principal vantagem de fazer esse tipo de passeio é poder otimizar o tempo, dividido entre o glamour dos navios – com várias opções de restaurantes e lazer para toda a família – e o melhor que cada cidade pode oferecer em um dia.

“É uma oportunidade para visitar várias cidades e descobrir se você gosta ou não daqueles lugares a ponto de retornar em uma nova ocasião, com mais tempo. Dá para ter uma ideia do local e falar: ‘Eu quero voltar para cá”, explica Gabriela.

Foi a experiência na Índia e no Nepal que marcou as agentes de viagens. “O Nepal foi um destino bem distinto do que eu imaginava. É um lugar lindo, mas foi marcante sobretudo porque nós sobrevivemos a um terremoto de oito graus na escala Richter. Dormimos na rua com outros turistas do hotel onde estávamos hospedados”, lembra Mercedes.

Na Índia, as irmãs descobriram que os estereótipos divulgados entre os ocidentais sobre o lugar não correspondem à realidade. “É chocante. Quando cheguei lá, vi uma riqueza de cultura, cores, sabores, estilo de vida e vestimentas. É tudo muito atrativo e interessante”, conta.

Reprodução
Gabriela e Mercedes Berlin no Taj Mahal, na Índia

 

Agência de turismo x compra on-line
Quando as vendas de passagens e pacotes de viagem começaram a ganhar força na internet, as agências de turismo levaram um baque. No entanto, Gabriela ressalta que, após as primeiras jornadas totalmente autônomas, os brasileiros perceberam que a diferença está no serviço. As irmãs fazem um trabalho artesanal.

“Os nossos clientes são empresários, pessoas que não têm tempo de ficar navegando na internet. Eles precisam de tudo na mão. Além disso, a internet não oferece o serviço. Se você tiver algum imprevisto, não vai ser a rede que vai te ajudar”, avalia Gabriela.

5 imagens
Mercedes voltou da Índia apaixonada pelo país: "É uma ignorância a gente dizer que nunca iria para a lá"
"Trabalho com muita garra para ver a satisfação do meu cliente", afirma Gabriela
"Quando viajo, eu trabalho muito. Conheço vários hotéis e gerentes. São 24 horas sem parar", explica Mercedes
Mercedes Berlin, Alfredo Maschwitz e Gabriela Berlin
1 de 5

Mercedes e Gabriela Berlin

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
2 de 5

Mercedes voltou da Índia apaixonada pelo país: "É uma ignorância a gente dizer que nunca iria para a lá"

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
3 de 5

"Trabalho com muita garra para ver a satisfação do meu cliente", afirma Gabriela

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
4 de 5

"Quando viajo, eu trabalho muito. Conheço vários hotéis e gerentes. São 24 horas sem parar", explica Mercedes

5 de 5

Mercedes Berlin, Alfredo Maschwitz e Gabriela Berlin

Reprodução

 

Berlin Turismo
SHS Q.1 Bl. A, – Loja 3/4, Asa Sul, Brasília-DF. Aberta de segunda à sexta, das 8h30 às 19h, e sábado, das 9h às 12h. Contato: (61) 3878-3030, ou pelo Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?