Fuja do agito do Carnaval com sete programas para curtir a natureza
Se você é do tipo que curte a natureza, confira sete programações em diferentes parte do Brasil para relaxar no feriado
atualizado
Compartilhar notícia
Há quem espere pela folia do Carnaval desde o primeiro dia do ano. Por outro lado, há quem prefira aproveitar o feriadão longe do agito — seja descansando, seja viajando por lugares mais sossegados. Dados de 2020 do Instituto CENSUS apontam que seis em cada 10 entrevistados não gostam de festejos durante a temporada carnavalesca. Entre os que fogem do ritmo dos tamborins, 60% preferem descansar em destinos mais tranquilos.
Se você é do tipo que curte a natureza, mas ainda não planejou para onde “fugir” do Carnaval, confira sete programações em diferentes parte do Brasil para relaxar no feriado:
1 – Cachoeiras e lago de água azul turquesa da Chapada dos Veadeiros (GO)
A 230 quilômetros de Brasília, a Chapada dos Veadeiros (GO) é um verdadeiro oásis para renovar as energias em meio às inúmeras quedas-d’água da região. Muito conhecida, a cachoeira Santa Bárbara impressiona pelo lago azul turquesa. Outro recanto imperdível é a Cachoeira dos Cristais, que fica a apenas oito quilômetros de Alto Paraíso.
Se a pedida é uma programação com crianças, que tal se aventurar na trilha de 1.100 metros até o Véu da Noiva? De brinde, é possível admirar o pôr-do-sol inesquecível do cerrado.
Leia: 47 dicas imperdíveis do que fazer na Chapada dos Veadeiros
2 – Jardins e piscinas naturais na Serra do Cipó (MG)
Os amantes das flores nativas vão se encantar com a Serra do Cipó, localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte (MG). O local concentra uma vasta área de orquídeas e bromélias, que, diga-se de passagem, são lindíssimas!
O Parque Nacional Serra do Cipó protege, hoje, diversas espécies da flora e da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A topografia acidentada e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas.
Por lá, também é possível se refrescar na cachoeira e nas piscinas naturais de águas cristalinas.
Clique aqui para mais informações.
3 – Ecoturismo no Pantanal Fluminense (RJ)
O território carioca também ostenta belezas surpreendentes, como as paisagens naturais superpreservadas da Baía de Guanabara, que merecem um passeio de barco.
No Pantanal Fluminense, uma região formada pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e pela Estação Ecológica da Guanabara permite navegar por manguezais, conhecer currais de pesca artesanal e ter contato com diversas espécies de aves. O ponto alto do passeio é ver de perto grupos de botos-cinza, símbolo da resistência da Baía de Guanabara.
O turismo no local ainda contribui com a manutenção da base comunitária, gerando renda para os membros da Cooperativa Caminhos do Manguezal.
Os passeios devem ser agendados com antecedência pelo telefone: (21) 98332-7734.
4 – Trilhas, cachoeiras e camping em meio à Mata Atlântica (PR)
No Paraná, vale a visita na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), no litoral. Ela está localizada em uma área de Mata Atlântica reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. A 172 quilômetros de Curitiba, a unidade de conservação atrai o turista por suas trilhas, cachoeiras e camping.
Trilhas abertas à visitação e experiências com agendamento prévio, como as trilhas aquática, das Brincadeiras, do Salto Morato, da Figueira e da Natureza Secreta, são algumas das atrações.
Clique aqui para mais informações.
5 – Trilha e animais silvestres no Parque Estadual do Rio Vermelho (SC)
O passeio de trilha do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis (SC), é voltado à educação ambiental. A extensão é de aproximadamente um quilômetro, sendo boa parte percorrida em deck de madeira, o que facilita a visualização de diversas espécies de animais silvestres. O percurso tem duração média de 50 minutos, com saídas a cada 60 minutos, das 10h30 às 15h30, de sexta a domingo.
Clique aqui para mais informações.
6 – Reserva natural em área urbana (CE)
O Parque Estadual do Cocó é a maior reserva natural em área urbana das regiões Norte e Nordeste do Brasil — e a quarta da América Latina. Sua porção verde mais extensa está em Fortaleza (CE), com imenso manguezal e dunas milenares.
Por lá, é possível desfrutar do percurso de dois quilômetros de trilhas interligadas, ideal para quem gosta de praticar esportes e contemplar a natureza. Para as crianças, o parque oferece oficinas de entretenimento, artes e histórias infantis baseadas na temática da sustentabilidade ambiental.
Clique aqui para mais informações.
7 – Cachoeira da Pedra Furada (AM)
A Cachoeira da Pedra Furada é considerada uma das formações mais bonitas da cidade de Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus (AM). O recanto hospeda quedas d’água que brotam do alto de uma pedra e desaguam por três aberturas. O passeio é ideal para ser feito em família. A cachoeira fica a 60 quilômetros do centro da cidade, alcançada depois de uma trilha leve.