Fruta popular aumenta a saúde do coração e a imunidade; conheça
Presente na maior parte das dietas, essa fruta popular é extremamente versátil e previne contra diversas doenças; confira
atualizado
Compartilhar notícia
Fontes de beta-caroteno, licopeno, vitamina C, potássio e vitamina E, os tomates – cereja, santa clara, salada, uva, italiano, verdes, vermelhos e amarelos – são ricos em nutrientes e podem ajudar no combate a diversas doenças, além de diminuir problemas cardiovasculares.
Veja, abaixo, alguns benefícios dessa fruta popular:
Melhora a imunidade
Por ter grandes quantidades de vitamina C e beta-caroteno, o tomate é um aliado do sistema imunológico. De acordo com uma pesquisa, o suco dessa fruta aumenta os níveis de células imunológicas e protege contra os vírus.
Diminui o risco de câncer
O antioxidante mais presente no tomate é o licopeno, que, de acordo com estudos, pode reduzir os riscos de câncer, como o de próstata.
Além de ter propriedades que podem ajudar o organismo a lutar contra células cancerígenas, o licopeno atua da mesma forma que outros antioxidantes no aumento da saúde.
“O licopeno, assim como qualquer outro antioxidante – como resveratrol , que tem no vinho, e a vitamina C – ajuda a diminuir os radicais livres, eliminar toxinas do corpinho e melhorar a saúde cardiovascular”, destaca o nutricionista Victor Machado.
Promove a saúde do coração
Problemas cardiovasculares são extremamente comuns e o consumo frequente de tomate pode ajudar a diminuir os riscos de adquirir essas doenças. De acordo com uma revisão publicada em 2022, a ingestão de licopeno e outros antioxidantes ajudou a reduzir o risco de doenças cardíacas em 14%.
“Tanto o tomate quanto outros vegetais vão ter um impacto positivo na saúde do coração por conta dos antioxidantes, que promovem uma melhor saúde cardiovascular”, ressalta o nutricionista.
Uma pesquisa publicada em 2014 analisou o efeito de beber suco de tomate uma vez por dia, quatro vezes por semana, durante dois meses. Ao todo, foram avaliadas 15 pessoas. Os resultados mostraram que o grupo teve reduções no colesterol ruim e aumento no colesterol bom.
Diminui a constipação
A prisão de ventre é um problema que afeta muitos, mas ingerir fibras e se hidratar pode prevenir contra a constipação. Os tomates não são compostos apenas de vitaminas, minerais e antioxidantes, eles também têm celulose, hemiceluloses e fibras solúveis e insolúveis, que aumentam a saúde intestinal e ajudam na hora de evacuar.
Como consumir
Os tomates podem ser adicionados crus em diversas receitas, como saladas e torradas. A fruta também pode ser consumida em forma de molho, que pode ser usado no macarrão e na pizza.
“Pessoas que gostam de comer pão de manhã, por exemplo, podem colocar fatias do vegetal no pão e ingerir o alimento sem ter que comer uma salada no almoço”, destaca o nutricionista.
Por ser extremamente versátil, existem muitas formas de consumir o vegetal, com recheios, combinado em receitas, cru e cozido. Além disso, muitas pessoas gostam de beber o suco de tomate, que, além de gostoso, é supernutritivo.
“Quem consome o molho de tomate, principalmente se for com outras proteínas – como ovo, carne moída, frango desfiado, ou até grão-de-bico – não consome as fibras presentes no vegetal, mas ingere antioxidantes, licopeno, minerais e vitaminas”, salienta Victor Machado.
Mesmo que seja possível adquirir os benefícios da fruta de diversas maneiras, a absorção melhora quando os tomates estão cozidos e combinados com gorduras boas, como abacate e azeite.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.