Fruta acessível é considerada a mais saudável do mundo; veja qual
Um estudo feito por pesquisadores da William Paterson University, dos EUA, revelou qual é a fruta mais rica em nutrientes. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito pela William Paterson University, do estado norte-americano de Nova Jersey, revelou quais são os alimentos mais saudáveis do mundo. Lideram o top 10 apenas vegetais verdes, a exemplo do agrião, do espinafre e da couve. Para chegar à conclusão, a pesquisa analisou em torno de 41 opções, e a primeira fruta surgiu somente na 28ª colocação.
De acordo com os estudiosos, a fruta mais saudável do mundo é o limão. Após 27 alimentos, a opção conseguiu alcançar 100% das necessidades nutricionais em 100 calorias, conta levada em consideração na análise. Para saber os benefícios do ingrediente, a Coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Letícia Gasparetto. Ela atende em Brasília.
A profissional de nutrição explica que o limão é um alimento fonte de vitamina C, poderoso antioxidante capaz de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções e proteger as células contra danos oxidativos. Os mil e um benefícios da fruta cítrica não param por aí, garante Letícia: “Os nutrientes presentes contribuem para a pele, o coração e o intestino”.
“Esse ácido cítrico do limão auxilia na melhoria da digestão e ajuda na produção de enzimas digestivas, proporcionando o funcionamento intestinal mais saudável”, salienta a nutricionista. A pele também sai ganhando com a ingestão da fruta. “Contribui com a redução dos danos causados pelo sol e promove a produção de colágeno”, acrescenta.
Em relação à saúde do coração, o limão tem flavonoides, compostos com efeito de minimizar fatores de risco para doenças cardíacas, argumenta Letícia Gasparetto. A expert em nutrição orienta tomar água com limão ao longo do dia a fim de manter o corpo hidratado, mais uma vantagem do consumo da fruta mais saudável do mundo.
Estudo
Os especialistas analisaram a densidade de nutrientes de 41 alimentos. Durante a avaliação, notaram a concentração de 17 substâncias positivas ao bom funcionamento do organismo nos itens examinados e colocaram a proporção de vitaminas e fibras, entre outros componentes benéficos, em relação ao número de calorias.
Em outras palavras, quanto maior for a proporção, mais saudável será o alimento. Conforme destacaram os experts, não há frutas no top 10 e somente um vegetal atingiu a marca de fornecer 100% dos nutrientes necessários para o consumo diário de 100 calorias, o agrião. A verdura assumiu o topo por ser rica em vitamina C e A, ferro, potássio e cálcio.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.