Franja de cortina: cabeleireiro dá dicas sobre a tendência das famosas
Referência da década de 70, a franja de cortina ganhou destaque na cabeça das celebridades. O corte emoldura o rosto, explicou cabeleireiro
atualizado
Compartilhar notícia
Quem já aderiu à tendência da franja alguma vez na vida dirá que passou por um relacionamento de amor e ódio. Em 24 horas, essa parte do cabelo muda em questão de segundos, da elegância para um fardo irritante. Entre tapas e beijos, o modelo de corte oferece vantagens às adeptas e pode funcionar como um truque de emoldurar o rosto, em especial, o tipo franja de cortina.
Referência da década de 1970, o estilo de corte ganhou destaque na cabeça das celebridades. A última beldade a surgir com o modelito – do nada – foi Rihanna. “A franja de cortina é tipicamente longa no canto das têmporas. Na maioria das vezes, fica mais curta no meio, perto das sobrancelhas”, explicou Ryan Trygstad, profissional responsável por cuidar dos fios de Laura Dern e Naomi Watts, em entrevista à Harper’s Bazaar.
Acima da sobrancelha
Na lista de adeptas do modelo está Dakota Johnson. As madeixas ficam rentes aos fios acima dos olhos a ponto de cobri-los. A alternativa é perfeita para quem prefere um corte mais tradicional com flexibilidade extra. “Existem franjas de cortina que ficam mais curtas. Com o tempo, ao tornarem-se mais longas, passam a ser usadas com angulação acima da linha da mandíbula”, ressaltou o cabeleireiro.
Desgrenhada
Cortou a franja no estilo cortina e não sabe como dar um up no visual? Ryan Trygstad vai te ajudar. Ele aconselha a separar bem os fios da região deixando-os com o ar de despojado. “Você sempre pode bagunçar essa parte do cabelo e fazê-la ficar acima das sobrancelhas ou fixar cada mecha da franja em uma determinada posição para emoldurar o rosto”, frisou o especialista. A beldade que desfila o modelo é a cantora Jennifer Lopez.
Para estilizar a franja de cortina, vale usar o secador a fim de ter um look desfeito. Quem quiser algo mais charmoso, a sugestão é utilizar uma escova redonda secando os fios para frente (esqueça o sentido para baixo), pois ao abrir a franja conseguirá emoldurar o rosto. Sprays também trazem a vibe bagunçadinha.
“Residenciais”
Trygstad classificou a franja mais longa como “residenciais” por remeter a cortinas de casa. Brincadeiras à parte, o cabeleireiro não poupou elogios ao corte que revisita o baú dos anos 1970. “Retrô, elegante e fácil de crescer. Um modelo mais comprido torna a transição muito mais fácil. Dar para se divertir com um penteado a cada dia”, garantiu o expert.
Bardot
A atriz Zendaya dita tendências, principalmente de beleza. Quando a personalidade surge com um novo penteado ou corte de cabelo, pouco tempo depois, quem a acompanha imita o modelito nas madeixas. Para a premiação do Emmy 2021, a beldade se inspirou na diva Brigitte Bardot na hora de entrar no grupo das adeptas às franjas. O corte se caracteriza por ser desfiado e em camadas trazendo o ar de modernidade.
Com ou sem?
Mamãe de primeira viagem, Gigi Hadid adotou as franjas de cortina, entretanto haverá dias em que a modelo parecerá não ter os fios mais curtinhos no rosto. “Peça ao seu cabeleireiro uma forma que você possa escondê-la e escolher como usá-la como quiser ao longo do dia”, explicou o profissional. De acordo com Trygstad, o tipo é a opção queridinha das fashionistas.
Franja cacheada
Quem disse que cabelo cacheado não combina com franja? Um verdadeiro mito. Segundo o especialista, qualquer tipo de madeixas ou padrão de cachos pode ser cortado em forma de cortina. “O corte emoldura o rosto, então não importa seu tipo ou textura, vai te embelezar de qualquer jeito”, defendeu Trygstad. Ele deu como exemplo o modelito da atriz Yara Shahidi. Vale apostar!
Aviso
Depois de ver os tipos de franjas de cortina, parece um tanto irresistível cortar a região das madeixas em casa. Trazendo à tona o ditado quem avisa amigo é, Ryan Trygstad alerta sobre o modelo não ser feito por um novato no comando das tesouras. “Embora tenha sido extremamente tentador na quarentena, sempre recomendo meus clientes a não cortarem em casa, especialmente, o estilo cortina por ter um visual tão específico”, instruiu o expert.
Fugir do óbvio
Acordou com vontade de mudar completamente o visual depois de ter aderido à franja de cortina? Uma sugestão do cabeleireiro é tingir a parte das madeixas de uma cor bem diferentona ao mood Billie Eilish – verde, rosa, laranja ou azul neon. “Embora o corte tradicional tenha de se misturar com o restante do cabelo. Colorir a franja é uma reviravolta no estilo e realmente se destaca”, ponderou Trygstad.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.