1 de 1 Brasilia (DF), 30/10/24 Francisco Amaral e Priscila Juliano lançam livro Fotos: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
- Foto: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
A última quarta-feira (30/10) marcou o lançamento do livro A Ordem na Defesa das Prerrogativas da Advocacia, uma parceria entre os advogados Francisco José de Campos Amaral e Priscila de Almeida Juliano. Realizado no restaurante Gran Bier, no Pontão do Lago Sul, o evento reuniu convidados de renome, incluindo representantes do Judiciário, políticos, pioneiros da capital e advogados de escritórios conceituados da nova geração.
A publicação expõe, de forma sucinta, a proteção dos profissionais da advocacia contra eventuais agressões sofridas na defesa dos direitos ou interesses que lhe são confiados. Dessa forma, são garantidos a ampla defesa, o contraditório, o devido processo legal e a efetivação da Justiça, assegurando o Estado Democrático de Direito e o fortalecimento da Democracia.
A Ordem na Defesa das Prerrogativas da Advocacia conta com apresentações do ministro Pedro Gordilho, fundador do Instituto dos Advogados do DF – IADF; Jaqueline Di Domenico, presidente do IADF; Héctor Valverde Santanna, desembargador do TJDFT; Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, primeira e única mulher a exercer a função de procuradora nacional de defesa das prerrogativas no CFOAB; Esdras Dantas de Souza, presidente da Associação Brasileira dos Advogados – ABA; e João Maria de Oliveira e Souza, advogado e ex-secretário geral da OAB-DF.
Segundo Francisco Amaral, o tema do livro vem sendo muito debatido no meio jurídico e na mídia, especialmente “porque as suas violações causam prejuízos ao exercício profissional daqueles que garantem aos cidadãos a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal”.
“A obra aborda cada um dos dispositivos do Estatuto da Advocacia e da OAB que tratam das prerrogativas, que, em verdade, pertencem aos próprios cidadãos. O advogado representa o elo entre a sociedade e a Justiça, sendo, portanto, indispensável para o alcance do Direito”, afirma o co-autor.
Para Priscila de Almeida Juliano, a noite de lançamento foi “memorável, com a presença de autoridades do Judiciário e do Legislativo, bem como dos colegas da advocacia, que compareceram em peso. “Tal fato comprova a relevância jurídica do tema abordado em nosso livro. Até porque a defesa das prerrogativas é essencial para o exercício do munus público, inerente à profissão”, acrescenta.
Assista ao vídeo com os melhores momentos do evento, por Zero 61 Produções:
Francisco José de Campos Amaral foi conselheiro da Ordem dos Advogados e secretário-geral da OAB/DF, além de desembargador do TRE-DF e procurador-geral de Defesa das Prerrogativas do Conselho Seccional. É membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal – IADF e já integrou diversas Comissões Permanentes do Conselho, inclusive do Tribunal de Ética e Disciplina.
Também fez parte de Comissões de Concursos Públicos da Magistratura e de Notários e Registradores de Cartório (representado a Ordem dos Advogados) e de quadros permanentes da Companhia Energética de Brasília – CEB, alcançando o cargo de Consultor Jurídico da CEB Holding.
Priscila de Almeida Juliano é integrante da Comissão de Prerrogativas desde 2019, onde viu de perto as necessidades da proteção dos advogados frente às constantes violações das suas prerrogativas, com a devida intervenção da Ordem dos Advogados para garantir esse sagrado direito.
É formada, também, em jornalismo pelo Uniceub, tendo atuado como assessora de imprensa na Segunda Vice-Presidência e na Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, no período de 1994 a 2005.