Fotos: veja como está a rainha após testar positivo para a Covid
A rainha Elizabeth está no Castelo de Windsor, onde passa o período de isolamento por ter sido diagnosticada com Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Nove dias após testar positivo para a Covid-19 e enfrentar a teoria da conspiração de que havia morrido, a rainha Elizabeth II fez a primeira aparição pública nesta terça-feira (1º/3). De acordo com o Palácio de Buckingham, a monarca britânica se sentiu bem o suficiente para realizar duas audiências virtuais com embaixadores. A soberana de 95 anos está no Castelo de Windsor, onde passa o período de isolamento.
Em uma videochamada, Elizabeth recebeu o embaixador de Andorra, Carles Jordana Madero. No compromisso, o diplomata apresentou cartas de recordação do antecessor que estava no cargo. A rainha também conversou com a embaixadora de Chade, Kedella Younous Hamidi. Nas fotos publicadas, a soberana aparece na tela de uma televisão e veste roupas verdes, cor da esperança.
Conforme revelaram fontes da realeza ao portal The Mirror, a rainha ainda se recupera da Covid-19, mas tem se sentido “muito melhor”. Na semana passada, Elizabeth cancelou vários compromissos virtuais, o que deixou a imprensa e os súditos apreensivos. Ela integra o grupo de risco da doença. Na terça-feira (22/2), a monarca sentiu um mal-estar e, dias depois, apresentou rouquidão, motivo para adiar as audiências via chamadas de vídeo.
Quando anunciou o diagnóstico positivo da soberana, o Palácio de Buckingham afirmou que sua majestade estava com “sintomas de resfriado” e continuaria a fazer “tarefas leves”. A aparição de Elizabeth nesta terça-feira (1º/3) surpreendeu seus admiradores, afinal ela havia adiado um evento desta quarta (2/3). O compromisso de viés diplomático seria realizado no Castelo de Windsor. Segundo um porta-voz oficial, a matriarca da dinastia Windsor ouviu um conselho da secretária de Relações Exteriores do Reino Unido.
Em comunicado, o Palácio de Buckingham disse: “A rainha aceitou o conselho da secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, de adiar a recepção diplomática em Windsor”. Um informante confirmou ao tabloide The Mirror que Elizabeth “continuará com outros deveres e tem alguns compromissos particulares na agenda”. O último compromisso dela ocorreu no último dia 17 em que se encontrou com o secretário dos Serviços de Defesa, o major-general Eldon Millar, e o antecessor que estava no cargo, o contra-almirante James Macleod.
O Palácio de Buckingham precisou dar detalhes da rotina de Elizabeth na quarta-feira (23/2), a fim de refutar rumores de que a soberana havia morrido. O blog Hollywood Unclocked publicou uma reportagem em que cravou o falecimento da matriarca da dinastia Windsor.
“Nós não postamos mentiras e sempre mantenho minhas fontes. Aguardando uma declaração do palácio”, ressaltou o fundador do portal, Jason Lee. Diante do burburinho, porta-vozes revelaram que a rainha havia conversado com o primeiro-ministro, Boris Johnson.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.