Foto da rainha triste no memorial do príncipe Philip comove a web
A imprensa cogitou que a rainha Elizabeth fosse ao tributo em uma cadeira de rodas. Ela e Philip ficaram casados por mais de 70 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth refutou os rumores de que poderia não comparecer ao memorial do falecido marido, o príncipe Philip, na Abadia de Westminster nesta terça-feira (29/3). Aos 95 anos, a monarca britânica enfrenta graves problemas de saúde e de mobilidade. Para o evento, ela apareceu com uma bengala. A imprensa cogitou que a soberana iria ao tributo em uma cadeira de rodas. Durante a solenidade, sua majestade chorou bastante.
A emoção da rainha não passou despercebida pelos fãs da realeza. Ela não conteve as lágrimas quando o hino britânico, batizado de God Save the Queen, foi cantado ao fim do culto de ação de graças para o príncipe Philip. Ele morreu aos 99 anos, em abril do ano passado. Como houve transmissão televisiva da cerimônia, os espectadores ficaram comovidos com o abalo de Elizabeth.
Fãs e críticos da realeza foram para o Twitter comentar o triste episódio, protagonizado por sua majestade. “Ah, não. Acho que nunca vi a rainha parecer tão emocionada como ela fez naquele momento durante God Save the Queen”, escreveu um usuário da rede social. Contra o regime da monarquia, outro tuitou: “Ela tinha lágrimas nos olhos. Estou longe de ser um monarquista, mas era claramente uma viúva tendo um momento de luto”.
“Assistir à nossa rainha partiu o meu coração. Ela é tão frágil, mas ainda tão digna. Eu realmente espero que esta não seja a última vez que vemos a rainha em público”, escreveu uma admiradora de Elizabeth no Twitter. A monarca participou da homenagem para comemorar o legado do marido, também chamado por duque de Edimburgo. Eles foram casados por mais de 70 anos.
Confira o vídeo do momento:
Ver essa foto no Instagram
A rainha chegou e foi embora da igreja acompanhada do príncipe Andrew. Ele esteve ao lado da mãe pelo corredor da Abadia de Westminster e a deixou no assento exclusivo, tradicionalmente usado pelo soberano reinante ou pelo integrante mais velho da família real durante os cultos religiosos. A fim de evitar o desgaste de sua majestade, a duração da cerimônia foi reduzida – de 1 hora para 40 minutos.
Segundo o portal Express, a rainha estava “determinada” a participar da solenidade, apesar dos problemas de mobilidade que a impediram de estar presente em vários outros compromissos nas últimas semanas – a exemplo do serviço do Dia da Commonwealth no início deste mês. Além da monarca, compareceram ao evento, os príncipes Charles, Edward, William, George, Anne, Charlotte, Eugenie, Beatrice, Camilla Parker e Kate Middleton.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.