Fogo na realeza: veja como começaram as tretas entre William e Harry
Os resquícios do programa The Princes and The Press, da BBC, continuam causando alvoroço entre os irmãos William e Harry. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Após ser transmitido na última segunda-feira (22/11), o documentário da BBC The Princes and The Press causou alvoroço no Palácio de Buckingham. Conforme o Metrópoles noticiou na manhã desta terça (23/11), a produção alega que os irmãos William e Harry teriam instruído integrantes da Corte a espalharem difamações um contra o outro na imprensa, depois que o duque e a duquesa de Sussex supostamente provocaram a realeza após entrevista à Oprah Winfrey em março.
No entanto, pessoas de dentro do palácio negaram as alegações de que os conselheiros de William e Harry foram à guerra durante o Megxit. A família real disse estar disposta a denunciar o documentário para o regulador de comunicações do Reino Unido (Ofcom), fato que seria inédito.
A rivalidade entre os irmãos tem se mostrado fortíssima diante da imprensa e dos admiradores da família real há anos, e o relacionamento entre eles dá poucos sinais de melhora. Mas, afinal, quais foram os principais motivos para tanta tensão entre os duques de Cambridge e de Sussex?
Uma indispensável razão seria a entrada de Meghan Markle na vida de Harry. Segundo o jornal Mirror, os especialistas reais Omid Scobie e Carolyn Durand lembraram que William aconselhou o irmão mais novo a não se apressar e levar um tempo para conhecer a “garota”. Todavia, o que supostamente irritou Harry foi o termo “garota” utilizado pelo irmão mais velho. O duque de Sussex o criticou por “tentar destruir esse relacionamento antes mesmo de começar”.
Outro mal-entendido que afetou as relações internas foram as alegações de que Kate ficou chorando após uma discussão com Meghan sobre detalhes de seu casamento com William. Entretanto, a ex-atriz refutou a acusação, durante a polêmica entrevista a Oprah Winfrey, dizendo que o inverso ocorreu, e que, na verdade, ela que chorou.
Em 2019, os irmãos foram flagrados evitando conversas durante um culto de Páscoa. Mais tarde, no mesmo ano, Harry confirmou a rivalidade em um documentário com a ITV, no qual ele afirmou que eles estavam em “caminhos diferentes”. “A maioria dessas coisas é criada do nada, mas você sabe, como irmãos, você sabe, você tem dias bons, você tem dias ruins”, falou.
Apesar da dor de cabeça causada pela entrevista dos Sussex a Oprah, um sentimento de esperança veio à tona no funeral do príncipe Phillip. Tudo parecia bem, mas, de acordo com o historiador real Robert Lacey, os Cambridges não viam uma forma de falar com Harry, já que “qualquer discussão sobre o assunto iria direto para Meghan e vazaria via Oprah ou algum outro tentáculo da rede Sussex”.
Em julho, Harry retornou ao Reino Unido para a inauguração da estátua de sua mãe, Diana. A expectativa era que a ocasião fosse o suficiente para selar as pazes entre ele e o irmão. Mas o duque de Sussex voltou rapidamente à Califórnia, onde mora com Meghan e seus dois filhos, Archie e Lilibet, o que quebrou a esperança de muitos.
A próxima tentativa de reconciliação será no ano que vem, quando os Cambridges visitarão os Estados Unidos, com uma parada na Califórnia, segundo relatos. Será que William e Harry finalmente colocarão suas diferenças de lado?
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.