Flavio Cadegiani é empossado na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura
O endocrinologista Flavio Cadegiani, de Brasília, tomou posse em cerimônia na Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa sexta-feira (15/9), o endocrinologista Flavio Cadegiani tomou posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A cerimônia ocorreu no Anexo II da Câmara dos Deputados. Cadegiani assumiu a cadeira do médico Marcello Bronstein, que morreu em novembro de 2022.
O evento contou com a presença de autoridades, como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Roberval Belinati.
Em seu discurso de nomeação, Flávio Cadegiani se mostrou honrado pelo reconhecimento, e por ocupar a cadeira que já foi de Bronstein.
“Após quase 50 estudos científicos publicados e quase 2 mil citações na última década, é com muita emoção que assumo com a imensa responsabilidade de fazer jus à cadeira daquele que foi um dos maiores médicos endocrinologistas da história do Brasil”, afirma Cadegiani.
A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) é uma entidade que está em atividade no Brasil desde 1910, e reconhece os méritos de cidadãos que se destacam no desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil.
Quem é Flavio Cadegiani?
Flavio Cadegiani é autor de mais de 40 estudos científicos publicados em revistas internacionais, como as norte-americanas Sports Medicine, BMC Obesity e Medicine and Rehabilitation. O médico e cientista também é autor do livro Overtraining Syndrome in Athletes, da editora Nature.