Filtros solares em pó funcionam? Especialistas respondem
A coluna conversou com três médicos para saber as vantagens e desvantagens dos filtros solares em pó. Descubra!
atualizado
Compartilhar notícia
Seja em creme, seja em pó com cor, os filtros solares estão presentes em abundância nas prateleiras das farmácias. Várias marcas — brasileiras e internacionais — investem na fabricação desse produtos que prometem a proteção da pele contra raios UV.
Os filtros solares em pó são uma grande vantagem para aqueles que “não vivem sem maquiagem” ou que procuram disfarçar marcas de acnes, manchas ou olheiras, por exemplo. Mas será que essa opção é realmente tão eficaz quanto os protetores convencionais?
Para a dermatologista Danglades Eid, esses produtos são válidos, sim. No entanto, eles não substituem os filtros solares em creme, quando se busca uma cobertura mais eficiente. “Normalmente, indico para facilitar a reaplicação ao longo do dia, por cima do protetor em creme”, diz à coluna Claudia Meireles.
“Geralmente, os protetores em pó são compostos por dióxido de titânio, óxido de ferro e zinco, que são ingredientes de protetores físicos. Atuam como uma barreira refletora da radiação solar. Eles não são absorvidos pela pele, sendo indicados em casos de peles sensíveis e com propensão a alergias”, explica a médica.
A dermatologista Carla Oliveira acrescenta que os filtros solares regulares em creme ou loção não são apenas mais eficazes na aplicação inicial, como também oferecem uma cobertura mais uniforme e confiável.
Nas imagens a seguir, a profissional compara a performance no quesito proteção de ambas as opções, nos modos Daylight e True UV:
A vantagem dos protetores solares em pó, segundo a especialista, é a fácil aplicação e portabilidade, especialmente em estojos práticos para carregar na bolsa com esponja ou pincel. “É ideal para pele oleosa, ajudando no controle da oleosidade e do brilho, além do acabamento mate”, lembra.
Por outro lado, Carla Oliveira adverte que essa alternativa tem menor durabilidade e não é resistente à água e ao suor.
Na concepção de Thiago Perfeito, os filtros solares em pó são seguros e não têm contraindicações. “Eles são bons para proteção solar, especialmente para retoques ao longo do dia”, colabora.
De acordo com o médico, essa opção é melhor para retocar por cima da maquiagem do que os protetores líquidos. Porém, eles precisam ser reaplicados após contato com água ou algo que remova o filtro.
“Para garantir que são filtros físicos eficazes, verifique se na composição tem óxido de zinco ou dióxido de titânio”, sugere o profissional.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.