Festival de Cinema de Veneza se reinventa para acontecer e driblar pandemia
Saiba quais foram as medidas de segurança adotadas na 77ª edição do evento e conheça os hotéis luxuosos da cidade, queridinhos das estrelas
atualizado
Compartilhar notícia
Evento cinematográfico mais antigo do mundo, e um dos mais aguardados do ano, o 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza precisou se reinventar e cumprir uma série de protocolos para acontecer em 2020, em meio à pandemia da Covid-19.
O primeiro grande evento internacional do segmento com a presença de convidados começou na última quarta-feira (2/9) e segue até o próximo sábado (12/9), com um cronograma repleto de filmes de mais de 50 países, atuações de atores premiados e badaladas festas.
O luxo e glamour comuns do evento italiano foram mantidos, mas as celebridades atravessaram o tapete vermelho de máscara e respeitando o distanciamento social necessário para evitar aglomerações. Por lá passaram nomes como a atriz e presidente do júri, Cate Blanchett, a atriz Tilda Swinton, o ator Matt Dillon e o diretor Pedro Almodóvar.
Medidas de segurança
As tradicionais máscaras de carnaval venezianas foram substituídas por máscaras de proteção, obrigatórias nos locais fechados, como as salas de exibição dos filmes, cafés, restaurantes e áreas de convivência. Logo na entrada dos prédios, os convidados são recepcionados com a aferição da temperatura e a presença de estações de desinfecção para as mãos.
Esta foi a primeira vez que muitos voltaram a entrar em uma sala de cinema, um momento de muita emoção para quem vive da sétima arte. Bem mais vazias do que o habitual, elas tiveram grande parte dos assentos isolados para garantir o distanciamento. Mais sessões precisaram ser exibidas para que os espectadores assistissem aos filmes com segurança.
Para evitar aglomerações em locais fechados, novas locações foram escolhidas para a exibição dos filmes, como jardins e o topo de um rinque de patinação no Lido, uma pequena ilha veneziana.
Hospedagem das celebridades
O festival mais antigo do cinema atrai todos os anos uma constelação de famosos e empresários que ocupam os hotéis mais luxuosos na cidade do norte da Itália.
Um deles é o hotel Aman Grand Canal Venice. Instalado no Palácio Papadopoli, ele é o único sete estrelas de Veneza. Entre os destaques estão os afrescos, um spa de luxo e o terraço na cobertura
Tamanho charme fez o local ser escolhido pelo ator George Clooney e a advogada Amal Alamuddin para ser o cenário do casamento deles, em 2014. Entre os convidados: os atores Matt Damon e Ellen Barkin; a modelo Cindy Crawford; a editora da revista Vogue, Anna Wintour; e o cantor Bono Vox, do U2.
Outro queridinho é o Hotel Excelsior, de arquitetura palaciana, com elementos característicos da arquitetura mourisca. Foi projetado em 1908 para ser a hospedagem mais luxuosas do mundo e continua no topo da lista das celebridades até os dias de hoje. A Sala Stucchi é um dos pontos altos do hotel. Ela ganhou destaque no filme Era Uma Vez Na América, estrelado por Robert De Niro em 1984.
A lista de hóspedes célebres conta com Elizabeth Taylor, o duque e duquesa de Windsor – Eduardo VIII do Reino Unido e Bessie Wallis Warfield –, George Clooney e Sandra Bullock.
Com vista privilegiada para a Praça de São Marcos, principal cartão postal de Veneza, o Belmond Hotel Cipriani une qualidade e a discrição que os famosos procuram.
O local é frequentemente palco das festas que acontecem depois da exibição dos filmes, atraindo os convidados do festival. A gastronomia é outro ponto que atrai os visitantes, com o restaurante Oro, premiado com estrelas Michelin.
Elizabeth Taylor também era hóspede frequente dele. Dizem que seu cachorro bebia água de uma tigela de vidro Murano. Por lá também passaram a princesa Diana e a atriz Anne Hathaway. A atriz mexicana Salma Hayek e François-Henri Pinault renovaram os votos de casamento na instalação.
O Gritti Palace está em uma das localizações mais bonitas da cidade: próximo da Praça de São Marcos, com terraço que tem vista para a Basílica de Santa Maria della Salute. O charme da hospedagem inclui um passeio pelas artes, com pinturas e antiguidades espalhadas pelos corredores e acomodações.
Uma das mais cobiçadas, inclusive, é o quarto com varanda e vista para o Grand Canal, o preferido do escritor norte-americano Ernest Hemingway e dos atores Angelina Jolie e Brad Pitt, quando ainda eram casados.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.