Festa de Santa Lúcia: Natal na embaixada da Suécia
Em uma celebração tradicional embaixador Per-Arne Hjelmborn e embaixatriz Anette Hkelmborn emocionam os convidados com apresentação
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador e a embaixatriz da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn e sua esposa Anette Hjelmborn, ofereceram uma linda celebração, na residência oficial do país, para comemorar a Festa de Santa Luzia, nesta quinta-feira (13/12). Membros do corpo diplomático, empresários, políticos e amigos participaram da tradição sueca, em uma noite memorável.
Quem representou Santa Luzia, usando uma coroa de velas, foi a linda filha dos anfitriões, Ottilia Hjelmborn (foto abaixo). A jovem impressionou cantando músicas de Natal. Ela foi acompanhada por várias crianças e familiares da comunidade sueca da capital: todos carregavam uma vela. Foi um espetáculo.
‘É uma alegria poder celebrar esta linda festa, este ano, na data certa. Em todas as escolas, creches, hospitais e locais de trabalho, essa tradição está sendo comemorada. Houve apenas uma alteração: normalmente a festa começa as 6h da manhã, mais não teríamos um público tão grande. Outra componente importante é o nosso coral, essas canções de Natal são cantadas por todos os suecos desde pequenos”, explica o embaixador.
Este ano a embaixada homenageou as crianças, através da Fundação Childhood. Criada pela Sua Majestade a rainha Silvia da Suécia, a organização ajuda crianças abusadas e tenta prevenir tráfico infantil. Um filme da rainha contando sobre a importância do trabalho da fundação foi projetado durante a comemoração em Brasília. O maior desejo da rainha é que um dia as crianças não precisem mais de ajuda alguma.
“O Brasil foi fantástico de fazer o terceiro congresso de proteção da criança. Foi muito importante, com a participação de 3 mil delegados. Depois disso, vários países mudaram as leis em prol das crianças. O Brasil para mim é muito importante. Sou sueca, pois sou casada com o rei, mas meu coração é brasileiro”, destacou a rainha Silvia no vídeo.
Os suecos comemoraram em 13 de dezembro, o dia mais escuro do ano, o dia de Santa Luzia. Segundo a tradição, ela vem exatamente para iluminar a vida dos nórdicos e abrir as portas para as celebrações do Natal. A tradição da santa vem da Sicília, Itália, e diz que Luzia levava comida aos cristãos que sofriam perseguição dos romanos e se escondiam em catacumbas. Para carregar os alimentos na escuridão, Luzia colocava uma coroa de velas sobre a cabeça.
Confira os cliques: