Felicidade é tema de projeto internacional pelo AMA Brasília
Com palestra de Leandro Karnal, AMA Brasília promove 1º Encontro Internacional em Brasília: Congresso da Felicidade
atualizado
Compartilhar notícia
Com o lema Brasília Capital da Esperança para Brasília Capital da Felicidade, a presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA Brasília), Cosete Ramos, irá promover o 1º Encontro Internacional em Brasília: Congresso da Felicidade em 15 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento será gratuito, mas será necessário realizar a inscrição por meio de link disponibilizado nas redes sociais do Congresso da Felicidade.
O congresso é uma das primeiras iniciativas do Movimento Brasília Capital da Felicidade. Entre os palestrantes, nomes de peso como a professora doutora da Universidade Carolina do Norte Bárbara Fredrickson, cientista que se destacou pelas pesquisas de psicologia positiva; e o renomado historiador, escritor e palestrante brasileiro Leandro Karnal.
Além disso, o médico psiquiatra e pesquisador brasileiro com experiência em saúde mental e qualidade de vida Gustavo Arns e a escritora e pesquisadora brasileira especializada em psicologia positiva e bem-estar Celina Joppert estão confirmados no evento. “Queremos trazer a felicidade do ponto de vista da filosofia, da ciência, da literatura e da poesia”, afirma Cosete.
Professora doutora, pioneira em Brasília e precursora na difusão de conhecimentos sobre Neurociência, Ciência do Cérebro, Ciência das Emoções (2002), Cosete Ramos se inspirou nos critérios da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu alguns parâmetros para medir o Índice de Felicidade (FIB) dos Países. Na última edição, o Brasil ficou na 44ª posição do ranking.
“Os índices de felicidade são uma forma de entender os indivíduos e as comunidades para conseguir um diagnóstico que permita traçar planos específicos para transformar a realidade”, destaca a professora mestre Ana Paula Daltoé Inglês Barbalho.
De acordo com esses índices, o projeto, com a ajuda de Ana Paula e da professora doutora e socióloga Lygia Bitencourt, irá elaborar uma pesquisa digital para ouvir a sociedade civil do Distrito Federal, entender a percepção da população sobre felicidade e levantar dados sobre o FIB. Os dados dessa pesquisa serão cruciais no desenvolvimento de políticas públicas.
Para estudantes da rede pública de ensino, eles desenvolveram a Vila da Felicidade, um espaço interativo com jogos educativos e atividades guiadas que eles irão aproveitar. “Os estudantes terão um primeiro contato com a ciência da felicidade com diversas atividades”, diz Ana Paula.
Entre as atividades com os estudantes, teatro e batalha de rimas para eles interagirem e conhecerem a ciência da felicidade. “Vamos unir o jogo com a ciência e o conhecimento para engajar os jovens e mostrar que a ciência da felicidade pode ser o ponto de partida para construir uma nova realidade”, explica Ana Paula.
Com o intuito de deixar a Vila da Felicidade ainda mais especial, no início deste ano, o AMA Brasília fez o Concurso Público de Arte Visual, que selecionou 10 artes para serem expostas durante o 1º Encontro Internacional de Brasília: Congresso da Felicidade.
A programação do dia também contará com o Festival da Felicidade, após o congresso, com a exposição das obras, atrações musicais e espaço gastronômico.
Além dos momentos de diversão e aprendizados no congresso, será realizada uma pesquisa com o objetivo de entender a percepção dos habitantes sobre a felicidade para ajudar no desenvolvimento de políticas que satisfaçam essas necessidades.
AMA Brasília
O grupo AMA Brasília, que tem o intuito de ajudar as pessoas, fomentar a cultura e cuidar do meio ambiente, idealizou o projeto da felicidade durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, Cosete Ramos percebeu o quanto a situação abalava as pessoas, principalmente as mulheres, e teve a ideia de promover ações que levassem felicidade para a cidade que ela e as demais mulheres da associação tanto admiram.
“É um momento de felicidade porque eu sou apaixonada por essa cidade. Eu criei a AMA Brasília, uma aliança de mulheres que amam a cidade, por isso. Nós fazemos doações para crianças e trabalhamos para arrumar a cidade e melhorar o ambiente”, salienta Cosete.
O 1º Encontro Internacional de Brasília: Congresso da Felicidade será realizado pelo Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), uma instituição sem fins lucrativos de fomento à cultura, sediado em Brasília e com apoio do Ministério da Cultura.
Serviço:
1º Encontro Internacional em Brasília: Congresso da Felicidade
Local: Ulysses Centro de Convenções
Data: 15 de agosto (quinta-feira), a partir das 8h
Mais informações: @congressodafelicidade
Entrada gratuita, mediante inscrição através do site que estará disponível no Instagram @congressodafelicidade
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram