Fazer estes treinos de 10 minutos todos os dias transforma o corpo
Personal trainer indica treinos de apenas 10 minutos para quem tem a rotina agitada conseguir se exercitar todos os dias; veja
atualizado
Compartilhar notícia
Na correria do dia a dia, algumas pessoas deixam as atividades físicas de lado, mas é importante seguir uma rotina de exercícios, mesmo que apenas por 10 minutos. Entre os benefícios dos treinos, estão a melhora do humor, da qualidade do sono e o fortalecimento dos músculos.
De acordo com o personal trainer Tauan Gomes, os que conseguem praticar apenas 10 minutos de atividade física por dia precisam otimizar o tempo com exercícios que envolvam múltiplos grupos musculares, aumentando a frequência cardíaca e fortalecendo o corpo.
Nesses casos, Tauan Gomes recomenda o treinamento resistido intervalado de alta intensidade (HIRT), que combina exercícios intensos de força com pequenas pausas para incentivar a recuperação muscular.
Além disso, o profissional de educação física indica treinos híbridos, que consistem em juntar exercícios de força, potência e resistência enquanto alterna movimentos com o peso do corpo e com acessórios, como halteres ou elásticos.
“Esses treinos são rápidos, eficazes e ativam tanto a musculatura quanto o sistema cardiovascular, acelerando o metabolismo”, afirma Tauan Gomes.
Como o treino curto exige foco total, o personal trainer afirma que é preciso fazer uma preparação mental. O primeiro passo antes de iniciar a prática é escolher uma playlist animada. Em seguida, deve-se movimentar o corpo levemente e respirar fundo.
No fim do treino, Tauan Gomes diz para colocar a atenção em voltar a calma e se conectar com a rotina.
“O relaxamento ajuda a reduzir os batimentos cardíacos, regular a respiração e trazer calma após o esforço físico”, salienta.
Além de respirar por um minuto, ele indica separar um tempo para alongar os braços acima da cabeça, se curvar para frente para soltar o tronco e alongar pernas e costas de forma confortável. “Relaxar evita tonturas, reduz dores musculares e ajuda a mente a assimilar o bem-estar pós-exercício”, ressalta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram