Faz bem tomar magnésio e vitamina D juntos? Experts respondem
Nutricionista e médica revelam se o magnésio e a vitamina D devem ser combinados ou se existem contraindicações para a suplementação
atualizado
Compartilhar notícia
A deficiência de magnésio e vitamina D é muito comum e, recentemente, a ideia de que os dois devem ser tomados juntos para potencializar o efeito viralizou nas redes sociais. Para saber se essa combinação realmente é benéfica, a coluna Claudia Meireles procurou a nutricionista Ligiane Loureiro e a médica Vivian Bastos.
De acordo com Ligiane Loureiro, a vitamina D atua na saúde óssea e no sistema imunológico, enquanto o magnésio age em várias funções corporais, incluindo a função muscular e nervosa. Vivian ainda reforça que ambas as substâncias são cruciais para o equilíbrio metabólico.
Vivian Bastos ressalta que a combinação é uma colaboração bilateral. “Estudos sugerem que a suplementação conjunta pode potencializar os benefícios à saúde, pois o magnésio pode trabalhar em sinergia com a vitamina D, agindo como um cofator para receptores, ativando enzimas e proteínas de ligação à mesma e aumentando os níveis séricos”, diz a médica. “A combinação desses dois nutrientes pode melhorar o transporte, a síntese e o metabolismo da vitamina D”, adiciona a nutricionista Ligiane.
Além disso, tomar os dois suplementos pode aumentar a absorção de cálcio e impulsionar a saúde cardiovascular, porque ajuda a regular a pressão arterial e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, destaca Vivian.
Quando tomar os suplementos?
As profissionais da saúde informam que o ideal é tomar a vitamina acompanhada de uma refeição com gordura, medida crucial para a absorção do nutriente. Já o magnésio costuma ser tomado à noite, por ser conhecido por ajudar no relaxamento. Apesar disso, os dois podem ser ingeridos durante o dia, acompanhando uma refeição.
Apesar dos diversos benefícios, a suplementação não é indicada para todas as pessoas. No entanto, Ligiane Loureiro diz que muitas necessitam tomar esses suplementos devido à maioria da população sofrer de deficiências nutricionais. “É especialmente recomendada para pessoas com baixa exposição ao sol, idosos e aqueles com condições que afetam a absorção de nutrientes”, afirma.
Mesmo a deficiência de dos nutrientes sendo frequentemente, a visita ao médico ou nutricionista antes da suplementação é imprescindível , uma vez que há riscos de superdosagem ou overdose de magnésio. “Isso pode ocorrer especialmente em casos de pessoas com insuficiência renal ou quem toma altas doses de suplementos de magnésio por um longo período”, alerta Ligiane.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram