Farmacêutico indica consumir 2 temperos para ajudar no emagrecimento
O farmacêutico Abbas Kanani sugeriu adicionar dois temperos aos preparos por terem propriedades que ajudam no emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Com a meta de emagrecimento estabelecida, há quem procure saber quais são as melhores frutas, vegetais, bebidas, caldos e chás que contribuem para o processo de reduzir números na balança. O farmacêutico Abbas Kanani sugeriu adicionar dois temperos aos preparos por terem propriedades que ajudam na perda de peso.
Em entrevista ao portal britânico Express, Kanani receitou consumir canela e cúrcuma com a finalidade de impulsionar o processo de perda de peso. Entretanto, o especialista salientou que ingerir somente as especiarias não oferecerá resultado positivo. Ele recomendou adotar uma dieta balanceada antes de qualquer método.
O farmacêutico explicou a respeito dos dois temperos. “Certas especiarias, como canela e cúrcuma, foram estudadas pelo seu potencial de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue”, esclareceu. De acordo com Kanani, os efeitos tendem a variar “dependendo da dose, duração do uso e resposta individual”.
“Descobriu-se que a canela aumenta a sensibilidade à insulina, reduz a resistência à insulina e melhora o metabolismo da glicose”, evidenciou o expert. Abbas Kanani se baseou em um estudo publicado pela revista científica Clinical Nutrition em 2020.
Os participantes da pesquisa consumiram dois gramas de canela por dia durante o período de 12 semanas. Ao fim, eles apresentaram redução da massa gorda, do peso corporal e do índice de massa corporal. Os efeitos mais significativos foram vistos em pessoas com menos de 50 anos.
Na conclusão do estudo, os cientistas destacaram que a especiaria “poderia ser recomendada como um suplemento para redução do peso no controle da obesidade”. O farmacêutico atestou ser necessário realizar mais pesquisas a fim de “estabelecer uma relação clara”.
Em relação a curcumina — composto extraído da cúrcuma —, Kanani salientou que alguns estudos demonstraram que a especiaria além de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, reduz a inflamação e melhora a função pancreática, que ajudam no emagrecimento. Essa pesquisa também foi publicada na revista Clinical Nutrition.
O farmacêutico acrescentou que a curcumina “é um composto bioativo natural promissor que possui inúmeras atividades farmacológicas”. Embora tenha uma variedade de benefícios, Kanani defendeu ser preciso a realização de estudos mais abrangentes para avaliar como a curcumina age na prevenção e no tratamento da obesidade em humanos.
“Ao promover níveis estáveis de açúcar no sangue, as especiarias podem ajudar a prevenir picos e quedas nos níveis de energia, reduzindo o desejo por alimentos açucarados e potencialmente apoiando o controle de peso”, garantiu o expert.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.