Farmacêutica cita alimentos para comer todo dia e turbinar a imunidade
A farmacêutica e bioquímica Patrícia Deconto lista sete alimentos que devem ser consumidos diariamente para turbinar a imunidade
atualizado
Compartilhar notícia
Faltam poucos dias para a chegada do inverno. Segundo o Ministério da Saúde, as temperaturas baixas da estação favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções, como gripes e resfriados, e também propiciam um aumento considerável das doenças com o término da palavra em “ite”, sendo elas bronquite, sinusite e rinite. Espantar ou driblar essas condições infectocontagiosas requer turbinar a imunidade com a ingestão de determinados alimentos, conforme explica a farmacêutica Patrícia Deconto.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a farmacêutica e bioquímica ressalta que fortalecer o sistema imunológico é fundamental para a saúde do corpo por ajudar a evitar doenças. “Torna-se mais interessante cuidar do nosso corpo previamente e evitar doenças do que tratá-las quando surgirem”, salienta. Patrícia enfatiza a respeito da “saúde preventiva ser a melhor opção para conquistar uma vida longeva”.
“O sistema imunológico garante a proteção do organismo contra vírus, bactérias e demais elementos estranhos. Esse sistema de defesa do corpo é responsável por proteger de diferentes agentes até mesmo células cancerígenas”, elucida Patrícia.
A bioquímica lista que manter os seguintes bons hábitos — ter um sono de qualidade, praticar atividade física, submeter-se a menos situações de estresse e manter uma alimentação equilibrada — contribuem de maneira geral para fortalecer o sistema imunológico. Há quem questione sobre dispor de uma dieta saudável e, mesmo assim, não conseguir escapar das doenças infectocontagiosas, Patrícia explana: “Uma alimentação balanceada é apenas uma parte da equação”.
Alimentos
Diante disso, a coluna conferiu com a farmacêutica em como extrair o máximo de nutrientes do que se come para turbinar a imunidade. Ela esclarece ser necessário consumir determinados alimentos todos os dias para fortalecer o sistema imunológico. Abaixo, veja as sugestões da bioquímica:
1. Frutas cítricas
Patrícia indica comer frutas cítricas — laranja, limão e toranja — por conter alta concentração de vitamina C. “Antioxidante, o ativo tende a contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, estimulando a produção de células brancas do sangue, responsáveis pelas defesas celulares, e aumentando a produção de anticorpos”, menciona. Ela prossegue: “Consumir uma porção diária dessas frutas pode ser benéfico”.
2. Alho
A bioquímica reforça sobre o alho não ser apenas um ingrediente saboroso da culinária: “O alimento traz propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. O composto ativo presente nele, a alicina, tem demonstrado, via estudos, melhorar a resposta do sistema imunológico a infecções”. Patrícia Deconto aconselha associá-lo com própolis e vitamina C para elevar o potencial da função bactericida.
“Para esse clima seco e frio, o própolis associado ao alho e à vitamina C tem forte ação anti-inflamatória, além de possuir elevado potencial na função bactericida”, comenta.
3. Iogurte com probióticos
De acordo com a farmacêutica, o iogurte com probióticos tem bactérias benéficas para o funcionamento do intestino. Patrícia argumenta a respeito de uma “parte significativa do sistema imunológico” estar localizada no importante órgão do sistema digestório. “A saúde intestinal mantém ligação com a imunidade, e o consumo desse tipo de iogurte tende a ajudar no equilíbrio saudável da flora intestinal”, considera.
4. Vegetais verdes-escuros
“Os vegetais verdes-escuros, como brócolis e espinafre, são ricos em vitaminas A, C e E, também em antioxidantes”, evidencia a bioquímica. Por trazer na composição alto teor de nutrientes, comer esses alimentos desempenha um papel importante na manutenção da integridade das células do sistema imune.
5. Fontes de vitamina D
Escutar que a imunidade está baixa por deficiência em vitamina D não é errado, afinal o nutriente exerce “um papel crucial na regulação do sistema imunológico”, conforme pontua Patrícia. Ela recomenda o consumo de alimentos, como salmão, ovos e atum, por serem fontes do ativo.
“A exposição ao sol também é uma forma importante de obter vitamina D, além de incluir esses alimentos na dieta por ajudar a melhorar a imunidade”, reitera a farmacêutica.
6. Nozes e sementes
Outros alimentos que constam na lista da bioquímica são “nozes, sementes de girassol e de abóbora”. A bioquímica atesta a respeito dessas opções ricas em antioxidantes, ácidos graxos e ômega 3. “Esses nutrientes contribuem para reduzir a inflamação no corpo”, aponta.
7. Chá verde
Antes de finalizar o rol, a bioquímica cita tomar uma xícara de chá verde em razão das propriedades antioxidantes. “A infusão contém compostos, como catequinas, que tendem a favorecer o fortalecimento do sistema imunológico e proteger contra doenças”, assegura Patrícia Deconto.
Suplementação
Caso fique suscetível a quadros infectocontagiosos com frequência, Patrícia alerta quanto à deficiência de nutrientes. Ela instrui procurar um profissional de saúde a fim de ter a orientação da necessidade da suplementação de ativos. “Cada indivíduo apresenta características específicas e o que pode ser benéfico para um, não necessariamente será para o outro paciente, pois possuímos conjuntos bioquímicos diferenciados”, avalia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.