metropoles.com

Falecido aos 58 anos, João Paulo Diniz liderou império empresarial

Com a notícia do falecimento, a próspera trajetória profissional do investidor veio à tona. O milionário era um dos sócios da Bodytech

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@joaopaulodinizoficial/Instagram/Reprodução
João Paulo Diniz_10
1 de 1 João Paulo Diniz_10 - Foto: @joaopaulodinizoficial/Instagram/Reprodução

Tendo no sangue a veia empresarial, João Paulo Diniz, vítima de um infarto fulminante nesse domingo (31/7), aos 58 anos, não hesitou em seguir carreira à frente dos negócios. Neto do fundador do grupo Pão de Açúcar, Valentim Diniz, e filho de quem tornou a companhia um império, Abilio Diniz, ele não atuou apenas nos projetos da família, mas também lançou iniciativas de sucesso.

Com a notícia do falecimento, a próspera trajetória profissional do investidor veio à tona. O milionário era um dos sócios da famosa rede de academias Bodytech, por exemplo.

5 imagens
João teve uma parada cardíaca em Paraty, no Sul do Rio de Janeiro, onde tinha uma casa
Os amigos João Paulo Diniz e Juraci Moreira. Eles participaram de uma prova de triatlo no sábado (30/7)
João Paulo Diniz com o ciclista Lauro Chaman
O empresário amava praticar esportes
1 de 5

Abílio com o filho João Paulo, morto em 2022

Reprodução/Redes sociais
2 de 5

João teve uma parada cardíaca em Paraty, no Sul do Rio de Janeiro, onde tinha uma casa

Reprodução / Redes sociais
3 de 5

Os amigos João Paulo Diniz e Juraci Moreira. Eles participaram de uma prova de triatlo no sábado (30/7)

@juracimoreira/Instagram/Reprodução
4 de 5

João Paulo Diniz com o ciclista Lauro Chaman

@laurochaman/Instagram/Reprodução
5 de 5

O empresário amava praticar esportes

@joaopaulodinizoficial/Instagram/Reprodução

Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), João Paulo começou a trabalhar como trainee do grupo Pão de Açúcar. Na ocasião, o herdeiro atuou na área de planejamento. Ao término da graduação, continuou na companhia. Entre os projetos idealizados por ele na empresa familiar, estão a criação do serviço de entrega em domicílio em até 24 horas e o desenvolvimento do cartão de crédito do próprio mercado.

Em 2003, toda a família Diniz saiu da direção executiva do grupo e passou a integrar o conselho de administração. João Paulo não injetou toda a expertise apenas nos negócios da família. Fora do Pão de Açúcar, ele criou a Componente, empresa responsável por administrar seus próprios investimentos nos segmentos de tecnologia, mobilidade, academias, restaurantes e construção civil, a exemplo da incorporadora Idea!Zarvos, focada em prédios de classe média alta.

Foto colorida. Homem e mulher juntos
O milionário João Paulo Diniz com a esposa, Ana Garcia

Amante da alta gastronomia, o empresário ainda foi parceiro do Grupo Fasano. Entre 2002 e 2007, ele foi sócio dos restaurantes Bottega, Ristorantino, Bagatelle, Lassú e Risto Street, além do Grupo Forneria. Na área de tecnologia, o milionário possuía investimentos em companhias como a IBBC, Go Gaming, zMatch e Magnopus. O empresário também atuava como conselheiro na empresa da família Diniz, a Península Participações.

Atleta

Apaixonado por esportes — como se descreveu na bio do Instagram —, o milionário optou por investir em iniciativas voltadas ao ciclismo, uma de suas paixões. João Paulo Diniz era uma das mentes à frente da Bicicletaria, Soul Cycles e E-Moving. Triatleta, ele buscava inspirar as pessoas a praticarem atividade física. Não à toa, entrou como sócio da Bodytech.

A famosa rede de academias, aliás, prestou uma homenagem ao empresário nas redes sociais: “Grande incentivador e apaixonado por esportes. João Paulo Diniz deixa um legado imensurável para os que acreditam no movimento como meio de mudar a sociedade. Nosso amigo e acionista sempre uniu esforços para que o esporte fosse valorizado e ocupasse o papel de protagonista em diversas iniciativas pioneiras. Seus ensinamentos e postura continuarão influenciando a todos”.

Uma das paixões do empresário era o ciclismo
Iniciativas sociais

Entre os projetos idealizados por João Paulo Diniz, estava a Pacto Pelo Esporte. Ele era o presidente da iniciativa, dedicada a ajudar empresas e entidades a adotarem uma gestão profissional voltada ao esporte. A entidade publicou uma nota de pesar ao grande “amante do esporte”.

“Amigo, empresário, amante do esporte e um dos idealizadores do pacto, João Paulo foi um dos fundadores do movimento LiveWright e trabalhou muito pela mudança da Lei Pelé e pela aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte. João fez parte do Conselho Estratégico da Atletas pelo Brasil por sete anos e, recentemente, participou ativamente da união do Pacto pelo Esporte com a SIGA, na criação da SIGA Latin America”, diz a homenagem.

Pacto Pelo Esporte concluiu o texto com: “Sem dúvida alguma, João Paulo Diniz foi um dos maiores apaixonados incentivadores e investidores do esporte brasileiro. Aos familiares e amigos o nosso mais profundo pesar. João Paulo, um herói do esporte. Incansável. Leve o amor de todos nós com você”.

O visionário faleceu em Paraty, cidade carioca onde tinha uma casa. O sepultamento e o velório ocorreram nessa segunda-feira (1º/8), em São Paulo.

O empresário deixou a esposa, Ana Garcia. Do matrimônio firmado em 2011, o casal teve dois filhos, Eduardo e Joana. Antes, ele havia selado a união com Paula Mott. Desse relacionamento, nasceram os primeiros herdeiros do milionário, Abilio e Rafael.

João Paulo Diniz morreu nesse domingo (31/7)

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?