Falas de Harry impedem Archie e Lilibet de receber títulos, diz expert
Especialistas reais defendem a decisão do rei Charles III de não dar títulos aos netos Archie e Lilibet, filhos de Harry e Meghan Markle
atualizado
Compartilhar notícia
Lançado nessa terça-feira (10/1), o livro de memórias do príncipe Harry está recheado de fortes alegações sobre os integrantes da dinastia Windsor, desde a agressão por parte do irmão, William, até a fala de que o pai, o rei Charles III, o menosprezou. Com tantas revelações bombásticas na obra da editora Penguin Random House, um especialista real acredita que o monarca do Reino Unido não dará títulos reais aos netos Archie e Lilibet, filhos do duque de Sussex com Meghan Markle.
Comentarista de assuntos da realeza, Richard Fitzwilliams concedeu entrevista à emissora britânica Sky News. Na avaliação do expert, as acusações amargas de Harry frustram qualquer esperança de reconciliação dele com os parentes, além de impedir que as duas crianças recebam o status real do avô Charles. “De acordo com os protocolos estabelecidos pelo rei George V em 1917, eles deveriam receber automaticamente o título HRHs [His ou Her Royal Highness, Sua Alteza Real, em tradução do inglês], mas cabe ao novo monarca”, explicou.
Segundo Fitzwilliams, o livro de memórias do duque de Sussex azedou qualquer chance de Charles condecorar os netos. “Isso certamente não pode acontecer agora e não apenas por causa de uma monarquia ‘enxuta'”, defendeu. Ele acredita que a família real vive um “circo destrutivo”.
Em setembro, logo após a morte da rainha Elizabeth II, outra comentarista em questões da dinastia Windsor destacou a respeito do rei Charles aguardar o lançamento de Spare para dar o veredito de conceder ou não o status real aos netos. Katie Nicholl fez a ponderação em entrevista à revista estadunidense Vanity Fair.
Veredito
A expert destacou que Charles aguardaria o lançamento do livro antes de tomar uma decisão a respeito dos títulos dos netos. Como Harry e a esposa, Meghan Markle, renunciaram aos cargos na realeza em 2020, a dupla infantil não recebeu imediatamente a inicial HRH. O uso do termo envolve uma série de privilégios.
“Agora que Charles é rei, os filhos de Harry e Meghan se tornam automaticamente príncipe Archie de Sussex e princesa Lilibet de Sussex. No entanto, o site da família real ainda os lista como mestre Archie Harrison Mountbatten-Windsor e senhorita Lilibet Diana Mountbatten-Windsor. De acordo com uma fonte próxima ao rei, tudo depende muito do que vai acontecer nos próximos meses, principalmente com o livro de Harry”, frisou Katie Nicholl, em setembro, para a Vanity Fair.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.