Faça como a cantora Rihanna: hidrate sua pele durante a gravidez
Especialista fala da importância da hidratação durante a gravidez e aponta melhores ingredientes para procurar nos produtos
atualizado
Compartilhar notícia
Nas últimas semanas, o mundo foi à loucura com o anúncio da gravidez de Rihanna, que está esperando seu primeiro filho com o rapper A$AP Rocky. Além de anunciar a gestação, a diva também compartilhou seu hidratante preferido nesse período — claro, da marca Fenty.
A preocupação de Riri é mais que legítima, uma vez que a hidratação da pele é um dos tópicos que as mamães vaidosas dão mais atenção. De acordo com a dermatologista Cristina Salaro, é muito importante cuidar da hidratação, principalmente na região das mamas e barriga.
“São as áreas que sofrerão maior distensão ao longo da gravidez, ou seja, terão maior propensão ao desenvolvimento de estrias”, afirma a especialista.
As estrias aparecem quando acontece um estiramento muito grande da pele em um curto período de tempo. É um rompimento do colágeno que fica visível na pele. Logo, se a pele estiver com um nível de hidratação que sustente o estiramento, elas podem não surgir.
Não é novidade que é bem mais fácil prevenir estrias do que tratá-las. Ou seja, a gravidez é o momento de usar e abusar de hidratantes poderosos nas áreas indicadas — e não esquecer de beber bastante água, o que também melhora a textura e elasticidade da pele.
Qual produto escolher?
O que mais existe no mercado são opções de hidratantes. Contudo, nem todos são tão eficazes para este período, e outros devem ser, inclusive, evitados, ainda que tenham poder hidratante. Produtos que contenham mais de 3% de concentração de ureia são um exemplo. “Deve-se dar preferência a hidratantes com glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva ou óleo de amêndoas, por exemplo”, aponta a médica.
A brasiliense Tatiana Valença, uma das diretoras da farmácia de manipulação Tave Pharma, já tinha uma rotina de cuidados com a pele antes de descobrir que estava grávida. Depois da confirmação, redobrou o hábito.
“Sempre tive muito cuidado com a minha pele e, desde que soube da gravidez, precisei me atentar mais ao que poderia ou não ser usado durante a gestação. No corpo, uso o creme Mustela Maternité e óleo de rosa mosqueta”, diz.
Mustela Maternité
Óleo de rosa mosqueta
“Misturinhas”
Sabe-se que fazer misturas caseiras sem a indicação de um profissional pode trazer riscos, principalmente no período da gravidez. Logo, é preciso saber que passar qualquer composição na pele na gestação pode não ser a melhor decisão.
Contudo, há certos ingredientes caseiros que realmente trazem benefícios hidratantes e estão liberados para uso (mas lembre-se: consulte seu médico pessoal antes de tentar em casa).
Uma dica dada por Cristina Salaro não chega nem a ser uma “misturinha”, já que só leva um ingrediente: azeite. O ideal é escolher um óleo puro e, de preferência, sem cheiro. Utilize-o após o banho, com a pele ainda úmida, nas áreas de maior distensão. “Foi o que eu usei durante toda minha gravidez e não tive nenhuma estria, apesar da barriga enorme”, finaliza a dermato.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.