Exposição que homenageia os 60 anos de Brasília vira documentário
Mostra que seria inaugurada na capital é apresentada ao público em formato on-line, em virtude do isolamento social imposto pela Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
“Tudo se transforma nesta cidade que se abre para o amanhã.” A sentença de Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil entre 1956 e 1961, diz muito sobre o DNA da capital do país. Dinâmica e moderna, a aniversariante deste mês foi homenageada com um documentário que registra a exposição Brasília, Da Utopia à Capital, realizada em Roma, Paris, Berlim, Moscou e Londres.
A mostra agora retorna ao quadradinho do Distrito Federal, mas em novos moldes. Devido ao novo coronavírus, não será exposta, e sim aplaudida virtualmente por meio de um breve vídeo.
O trabalho homenageia personalidades que, com suas obras, contribuíram para imprimir em Brasília marcas de um espírito modernista. Em especial seu fundador, JK, além de pioneiros.
O documentário apresenta a exposição realizada em Roma, cidade que também completa novo ano no dia 21 de abril, e encerra o circuito europeu. Em fevereiro deste ano, a capital italiana abrigou, nos espaços da Embaixada do Brasil, no Palazzo Pamphilj, a exposição de artes visuais, arquitetura e urbanismo.
“A ideia do vídeo surgiu em razão da impossibilidade da realização da mostra que estava prevista para ser inaugurada no dia 7 de abril no Salão Negro do Congresso Nacional, em comemoração aos 60 anos da cidade”, explica Claudio Pereira, idealizador do projeto e filho de Izolete e Domício Pereira, proprietários de parte do acervo da coleção.
Claudio também assina a pesquisa histórica baseada no roteiro preliminar dos registros de imagens realizadas pelo videomaker Josué Lyrio, estabelecido em Roma. O projeto conta, ainda, com a colaboração da curadora Danielle Athayde, da fotógrafa Solange Souza e do consultor de mídia Marcelo Pereira.
O trabalho possui assessoria jurídica de Denise Ortiga, revisão editorial do jornalista José Roberto Silva e consultoria de finalização de texto por Luiz Hargreaves.
Assista ao documentário, cedido com exclusividade ao Metrópoles:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.