metropoles.com

Exposição que homenageia os 60 anos de Brasília vira documentário

Mostra que seria inaugurada na capital é apresentada ao público em formato on-line, em virtude do isolamento social imposto pela Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
JK cumprimenta sua criação
1 de 1 JK cumprimenta sua criação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Tudo se transforma nesta cidade que se abre para o amanhã.” A sentença de Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil entre 1956 e 1961, diz muito sobre o DNA da capital do país. Dinâmica e moderna, a aniversariante deste mês foi homenageada com um documentário que registra a exposição Brasília, Da Utopia à Capital, realizada em Roma, Paris, Berlim, Moscou e Londres.

A mostra agora retorna ao quadradinho do Distrito Federal, mas em novos moldes. Devido ao novo coronavírus, não será exposta, e sim aplaudida virtualmente por meio de um breve vídeo.

O trabalho homenageia personalidades que, com suas obras, contribuíram para imprimir em Brasília marcas de um espírito modernista. Em especial seu fundador, JK, além de pioneiros.

O documentário apresenta a exposição realizada em Roma, cidade que também completa novo ano no dia 21 de abril, e encerra o circuito europeu. Em fevereiro deste ano, a capital italiana abrigou, nos espaços da Embaixada do Brasil, no Palazzo Pamphilj, a exposição de artes visuais, arquitetura e urbanismo.

“A ideia do vídeo surgiu em razão da impossibilidade da realização da mostra que estava prevista para ser inaugurada no dia 7 de abril no Salão Negro do Congresso Nacional, em comemoração aos 60 anos da cidade”, explica Claudio Pereira, idealizador do projeto e filho de Izolete e Domício Pereira, proprietários de parte do acervo da coleção.

Claudio também assina a pesquisa histórica baseada no roteiro preliminar dos registros de imagens realizadas pelo videomaker Josué Lyrio, estabelecido em Roma. O projeto conta, ainda, com a colaboração da curadora Danielle Athayde, da fotógrafa Solange Souza e do consultor de mídia Marcelo Pereira.

O trabalho possui assessoria jurídica de Denise Ortiga, revisão editorial do jornalista José Roberto Silva e consultoria de finalização de texto por Luiz Hargreaves.

Assista ao documentário, cedido com exclusividade ao Metrópoles:

4 imagens
Brasiliense decidiu estudar os personagens e percursos da capital durante o mestrado em gestão cultural, no Instituto Ortega y Gasset. Resultado virou exposição
Danielle Athayde, embaixador Fred Arruda e Renata Zuquim, secretária adjunta de Relações Internacionais do GDF
1 de 4

Embaixador Hélio Ramos, embaixatriz Milma Ramos e Claudio Pereira

Solange Souza/ Cortesia
2 de 4

Danielle Athayde/Divulgação
3 de 4

Brasiliense decidiu estudar os personagens e percursos da capital durante o mestrado em gestão cultural, no Instituto Ortega y Gasset. Resultado virou exposição

Danielle Athayde/Divulgação
4 de 4

Danielle Athayde, embaixador Fred Arruda e Renata Zuquim, secretária adjunta de Relações Internacionais do GDF

Foto: Manuel Vason

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?