Exposição da artista Daiara Tukano é inaugurada no Museu da República
Trata-se da primeira exposição individual da artista indígena Daiara Tukano; confira quem passou por lá
atualizado
Compartilhar notícia
Uma noite de celebração cultural marcou a abertura da primeira exposição individual da renomada artista indígena Daiara Tukano no Museu da República de Brasília, nessa terça-feira (10/10). Intitulado Pamuri Pati – Mundo de Transformação, a mostra fica em cartaz na galeria principal até 26 de novembro. A exposição é realizada em parceria com a galeria Millan, de São Paulo, que a representa.
Daiara Tukano é conhecida não apenas por sua expressão artística, mas também por sua atuação incansável na defesa dos direitos e da cultura dos povos indígenas no Brasil. Sua exposição individual é um testemunho de sua dedicação à promoção da diversidade cultural e à preservação das tradições ancestrais.
A exposição apresenta uma coleção diversificada de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e instalações, que exploram temas como identidade, ancestralidade, conexão com a natureza e resistência. Cada peça é um reflexo do profundo conhecimento de Daiara sobre a história e as lutas dos povos indígenas.
A diretora do Museu Nacional da República, Sara Seilert, falou sobre a importância de receber a exposição da Daiara.
“Estou muito feliz que a Daiara aceitou o convite. O Museu Nacional tem essa vontade de uma construção de uma comunidade, e também abre espaço para a cultura indígena. É a primeira exposição individual da artista, e em um museu público, algo muito simbólico”, detalha.
Daiara Tukano tem uma ligação próxima com Brasília. Nascida em São Paulo, ela mora na capital federal desde os 15 anos, e se graduou em artes plásticas na Universidade de Brasília.
A artista explica que a expressão Pamuri Pati significa “mundo de transformação”, conceito muito presente na cultura indígena.
Confira os cliques da noite:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.