Expo Brasília Design tem abertura badalada no Teatro Nacional
Mobiliário, peças de joalheria, moda e objetos de artistas contemporâneos compõem a exposição
atualizado
Compartilhar notícia
No Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, nessa quinta-feira (30/8), foi realizada a abertura da Expo Brasília Design. A mostra, com curadoria de Patrícia Herzog, Cristina Malheiros Henriques, Frederico Hudson e Tatiana Petra, se estende de 31 de agosto a 2 de setembro. O visitante terá a oportunidade de conhecer peças icônicas do design, produzidas a partir da criação de Brasília, símbolo internacional do modernismo.
A mostra reúne mais de 80 peças de design, de autoria de 40 diferentes artistas, fazendo da exposição a reunião mais expressiva de design de produtos já feita em Brasília.
Segundo Patrícia, a exposição conta um pouco de Brasília, um local que já produziu e continua produzindo muito. “A gente traz o design de itens contemporâneos e um pouco da história do mobiliário construído para Brasília, a cidade modernista mais importante do mundo. Ela nasce junto com o design, na década de 1950, num momento no qual o Brasil está experimentando uma vanguarda muito genuína”, contou.
A montagem da exposição em si convida o visitante a um passeio por meio da história do design genuinamente brasiliense, a exemplo da reprodução fiel de um quarto do Brasília Palace Hotel, na data de sua inauguração.
A Expo Brasília Design traz também a pluralidade das produções contemporâneas. Os objetos do mobiliário foram elaborados em harmonia com a arquitetura dos palácios, monumentos, hotéis e edifícios funcionais da cidade.
Entre as tantas peças de criadores contemporâneos estão obras dos precursores do design genuinamente brasiliense, como Sergio Rodrigues, Bernardo Figueiredo, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin e Karl Heinz Bergmiller.
Designers da moda local também obtiveram seu espaço. Araras foram espalhadas no canto do foyer com direito a cabine para experimentar as peças modernas.
Confira os cliques: