Experts esclarecem de vez as diferenças entre os sprays faciais
Estes dois maquiadores conceituados explicam quais produtos devemos usar e ensinam truques infalíveis. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Se você é fã de maquiagens ou skincare, provavelmente já viu alguém borrifando um spray no rosto durante uma produção ou enquanto toma banho de sol. Existem diferentes produtos no mercado mas, às vezes, vem a dúvida: para que esses itens servem?
Com o intuito de esclarecer esse questionamento de vez, a coluna Claudia Meireles conversou com dois profissionais da beleza consagrados em Brasília, Isabel De Santis e Lazaro Resende. Eles entregaram tudo!
As águas termais são um tipo de spray que, de acordo com Isabel, também podem ser chamadas de águas de beleza. Segundo a maquiadora, elas têm o intuito de trazer saúde à cútis, deixando-a mais hidratada, refrescada e revitalizada, além de devolver seus sais minerais. Por deixar a região mais saudável, as águas termais acabam trazendo um retorno estético. Para Lazaro, o item pode até ajudar na produção de colágeno, dependendo do produto, algo incrível para a saúde da derme.
As brumas de maquiagem também se encaixam nas classificações dos sprays, e possuem o objetivo de refrescar e dar um aspecto de hidratação à pele. Na opinião de Isabel, elas são híbridas, ou seja, têm mais de uma função, sendo responsáveis por tirar o aspecto de pó no rosto.
Os fixadores de maquiagem, por sua vez, podem ser líquidos ou em jato seco. Seu principal trabalho é fazer com que a maquiagem permaneça mais tempo na face. “Os líquidos não vão hidratar, necessariamente. E os jatos secos dão um aspecto matte no rosto, além de aumentar a durabilidade”, explica Isabel.
“Alguns que contém vitamina E, por exemplo, podem hidratar um pouco”, diz Lazaro. “Os fixadores têm um componente que funciona como um colante, para deixar a maquiagem ‘sequinha’. A maioria deixa mais natural”, acrescenta o profissional.
Apesar das diferentes classificações e funcionalidades, ambos os maquiadores usufruem dos sprays faciais sem hesitar. Antes de começar suas produções, Isabel aplica a água termal, excelente para as mais sensíveis e irritadiças. “Uma dica é deixar o produto na geladeira, para dar aquela refrescada”, compartilha.
Depois de passar a base, o corretivo e o pó, Isabel entra com a bruma de maquiagem, que retira o excesso de pó do rosto, potencializa a fixação dos produtos e devolve a naturalidade.
Por fim, a make-up artist termina o trabalho com o fixador de maquiagem, caso a cútis seja muito oleosa. “Se a pele for muito seca, eu posso voltar a utilizar a bruma de maquiagem tranquilamente. Só não gosto de usar a água termal depois de ter selado a produção’’, afirma.
Lazaro Resende divide a mesma opinião. Para ele, os sprays são indispensáveis. “Eu indico aos meus clientes o uso da água de beleza com nutrientes durante o dia a dia, tanto para dormir, quanto ao acordar”, conta. “Já os fixadores são destinados para o processo da maquiagem. Eu utilizo antes de preparar a pele, durante e depois, ou seja, três vezes”, ensina o maquiador.
Melhores marcas
A água termal favorita de Isabel De Santis é a da Avène. “Ela é perfeita para quem apresenta grande sensibilidade. É rica em princípios ativos especialmente indicados para cútis sensíveis, hipersensíveis, alérgicas com dermatite atópica, rosácea, queimaduras ou cicatrizes”, diz.
O Fix Beauty AP Marçal, além de ser excelente, na concepção da especialista, hidrata, revigora e retira o aspecto de pó, logo depois de a pele estar selada. “Ideal para as cútis do tipo seca e para maquiagens mattes, esse fix dá uma luminosidade potente, deixando o rosto viçoso e hidratado. Pode ser usado antes e/ou depois da maquiagem”, recomenda.
O fixador Make-up Finish Serinet é um curinga que não sai da bancada da maquiadora. “Além de ser fácil de encontrar, o custo benefício é maravilhoso! Possui jato seco e confere uma fixação média a alta. Perfeito para todos os tipos de pele”, indica.
Lazaro sugere a Água de Beleza Caudalie, que ajuda a minimizar os poros, tonalizar e fixar a maquiagem, além de deixar aquele “glow especial”.
Para Isabel, o item funciona entre água termal, bruma de maquiagem e ainda traz efeitos a mais, entrando na linha dos dermocosméticos. “Ele pode ser utilizada até como primer. Ainda diminui as linhas de expressão e possui efeito clareador. É um produto único”, afirma.
A bruma fixante número 1 do maquiador é da marca Make More, que possui ácido hialurônico e vitamina E, é vegano e livre de parabenos. “Um produto nacional e saudável para a pele”, destaca Lazaro.
Vale a pena investir?
Assim como Isabel, Lazaro acredita que vale o investimento nos sprays faciais. Ele conta que, na hora de escolher o produto, o certo é entender a textura da pele. “A grande dica é procurar por itens que sejam para todos os tipos de derme”, frisa.
Aos que não são adeptos aos sprays, Isabel enfatiza que apostar em um bom hidratante e beber muita água são práticas essenciais. Entretanto, o fixador de maquiagem é o mais difícil de ser substituído, ela explica.
A água termal, por sua vez, é muito importante, conforme diz Isabel, ainda mais em locais de clima seco, como Brasília. A profissional lembra que foi um ótimo aliado para aliviar, hidratar e recuperar a cútis durante um procedimento de laser (que deixa e pele muito sensível). “Até para quem tem dermatites, vale aplicar no couro cabeludo. Eu acho que é um item obrigatório. Quando eu faço as sobrancelhas das clientes, a região fica vermelha. Uso a água termal e vejo um alívio”, ilustra.
Como aplicar
Lazaro explica que a melhor maneira de aplicar os sprays é esticar o braço e borrifar no máximo três vezes na face. “Se aplicar de forma muito próxima, o produto não atua como deve atuar. E se borrifar mais de três vezes, gera um excesso e pode trazer um resultado inverso”, esclarece. Outro truque é esperar o item secar completamente. “Qualquer produto deve ter esse processo de secagem. Tem que esperar. Pode abanar com a mão ou com um objeto para acelerar o processo”, ensina.
Mais durabilidade
De acordo com Isabel, o segredo para uma maquiagem durar mais no rosto é caprichar na hidratação. “Ela faz com que a pele evite tirar dos produtos aquilo que está faltando para ela. Isso já dá uma durabilidade maior. O importante é deixar a hidratação penetrar antes de aplicar a base”, compartilha.
Outra prática sugerida pela profissional é aplicar a base com batidinhas no rosto, e não esfregando o pincel, pois isso faz com que “a base flutue”.
Para Isabel, os primers de silicone afetam na durabilidade da base. “Eles criam uma película lisa, fazendo com que a base não segure na pele”, alerta. Para isso, a maquiadora sugere a aplicação de pó em certas regiões do rosto, como no nariz, por baixo da base. “Isso ajuda muito”, conta.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.